Cookie Consent
e-turismo
Turismo da Pipa se une
Publicado: 00:00:00 - 08/04/2022 Atualizado: 23:12:44 - 07/04/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

A praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN), vive um bom momento no Turismo, pelo menos no que diz respeito à união de poder público e entidades para captação de turistas e negócios. Ao contrário de outros tempos, nos quais o trade turístico local se mostrou desunido,atualmente integração e interação parecem ser as novas palavras-chave do Turismo da Pipa.

Todas as entidades de classe do Turismo têm se unido para receber eventos de grande porte, como o Rally dos Sertões, no ano passado, alguns festivais gastronômicos e, como ocorreu na semana passada, o encerramento do Encontro da Abav em Natal, quando a Secretaria de Turismo de Tibau do Sul/Pipa, a Abrasel Pipa, o Pipa Convention, o Preserve Pipa e a Associação dos Hoteleiros de Pipa e Tibau do Sul (Ashtep) se uniram numa efetiva ação de marketing.

Ocupação -  Para o secretário de Turismo de Tibau do Sul/Pipa, Lavoisyer Macena, "a estratégia atual dos empresários que fazem o Turismo da Pipa é, também, tentar aproximar o turista de eventos que se hospeda em Natal, para pernoite ou mesmo num bate-e-volta. Nossa ocupação média hoteleira no verão foi de 80%, mas caiu para 60% em março", observa.

Escola de Gastronomia - Com mais de sete mil leitos em quase 250 meios de hospedagem, além de aproximadamente 300 restaurantes, dos quais 87 filiados à Abrasel Pipa, o segundo principal destino turístico do Rio Grande do Norte terá novidades em breve. Ganhará ainda neste ano uma Escola de Gastronomia.

"Já temos o terreno. Fica no alto de uma falésia. O local é icônico, já que sediou a primeira casa de farinha da região. O Sebrae apóia o projeto", comenta Adrianne Ciantelli, presidente da Abrasel Pipa. Já o sonho de ter um centro de convenções parece ainda longe do município de Tibau do Sul, que já teve um projeto de equipamento para eventos, em 2016, mas não saiu do papel. 
 
Nova atração - O catamarã Entremares, que navega desde janeiro pela Lagoa de Guaraíras, nos municípios de Tibau do Sul e Georgino Avelino, tem dois níveis e capacidade para 150 pessoas. Com saídas diárias, o que facilita a ida de turistas hospedados em Natal, o barco anunciará brevemente uma segunda saída diária, às 16h, com direito a saxofone e pôr-do-sol na Lagoa de Guaraíras. 

Gol prevê Natal-Buenos em novembro
"Estamos perto da definição. No segundo semestre iremos recomeçar as operações entre algumas capitais do Nordeste e Buenos Aires. A ligação semanal para Natal, por exemplo, está prevista para novembro. Não dá para voltar todos os voos ainda neste ano. Uma frequência do Nordeste para a capital argentina custa caro. São cinco horas de voo. É muito querosene. Temos que dar passos bem sustentados", comenta o vice-presidente da Gol, que esteve em Natal recentemente.

Como era - Do Nordeste para Buenos Aires a Gol voava, até início de 2020, a partir de sete capitais da região. Só São Luís (MA) e Teresina (PI) não tinham ligação com solo portenho. Salvador, Recife e Fortaleza tinham várias operações semanais, enquanto Natal, João Pessoa, Maceió e Aracaju tinham, cada capital, uma frequência a cada sete dias para Buenos Aires.
 
Malha aérea - Eduardo Bernardes comentou ainda que a empresa já atingiu 53% da malha aérea internacional pré-pandemia (no nacional, ele crava 98%). "Os voos registram boa ocupação - ressalta Bernardes -, mas há ponderações no ar", reforça.

 "Vale lembrar que há muitas remarcações. São créditos da época da alta pandemia. Precisamos de bilhetes novos para pensar em voltar a voar para alguns destinos internacionais. A recuperação é gradual, mas creio que está próxima", comenta o vice-presidente da Gol.   

Serhs reformará os 396 apartamentos
O Serhs Natal Grand Hotel, que pertence a um grupo empresarial catalão, já tem o protótipo do novo apartamento que o hotel brevemente vai oferecer. Segundo o diretor William Lass, todas as 396 unidades habitacionais serão totalmente reformadas.

"Vamos fazer as mudanças em lotes de 30 apartamentos. A previsão é de 14 meses para acabar toda a obra. A estratégia é mexer o mínimo possível na oferta de apartamentos. Assim, teremos  sempre 366 unidades habitacionais disponíves", comenta Lass.

Eventos - Na área de eventos, ainda de acordo com o diretor, todos os salões estão em funcionamento. E com boas ocupações. Segundo ele, a perspectiva é que o setor será responsável por 12% da receita do hotel em 2022. "No ano passado os eventos representaram 5% da receita e comemoramos, pois em 2020 foi zero. Zero mesmo", lembra o diretor do Serhs Natal.

Rodada da Foco ganha novo site
A 7° Rodada de Negócios da Foco Operadora, que será realizada de 25 a 28 de agosto no Centro de Convenções de João Pessoa, lançou um site bastante informativo e interativo. Segundo o CEO da empresa, Antônio Neto, "mostra bem a cara de como vai ser o maior evento voltado para agentes de viagem do Nordeste,".

Além da programação completa e atualizada, o site reúne notícias publicadas na imprensa, galeria de fotos, informações sobre a rodada de negócios e fornecedores participantes. Também será possível se credenciar no site para participar do evento. No ano passado, a Rodada de Negócios da Foco foi realizada no Vila Galé Touros.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte