sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Turismo e gastronomia à mesa no Encontro Nacional da Abrasel

- Publicidade -
Um dos principais eventos do chamado setor de Alimentação Fora do Lar, o 33º Encontro Nacional Abrasel vai aportar em Natal na próxima semana, de 26 a 28 de março (terça a quinta), no hotel Wish Natal, Via Costeira, promovendo uma maratona de palestras, oficinas, cursos e degustações.  A edição de 2019 tem como tema “O Negócio do Turismo é a Gastronomia”, e vai reunir chefs, empresários, jornalistas, social medias e publicitários para discutir variadas receitas para harmonizar paladar e negócios. A ideia é satisfazer todos os segmentos.

Fernanda Tartoni prepara o tortelini de massa de erva-mate


Fernanda Tartoni prepara o tortelini de massa de erva-mate

O evento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes foi dividido em três setores chave: gastronomia, gestão e tecnologia. “São assuntos que consideramos essenciais nos dias de hoje, e que podem se relacionar de muitas formas. Pensamos nas demandas nacionais e regionais”, afirmou Artur Fontes, atual presidente da entidade no estado. Ele ressaltou ainda o destaque que a gastronomia terá neste ano. “Daremos, por exemplo, mais atenção à cozinha saudável, como a slow food da pesquisadora Adriana Lucena, e o veganismo sustentável proposto pela chef Débora Sá”, citou.

Show nas cozinhas
 Será no espaço das cozinha-show onde os visitantes poderão sentir o sabor real de vários assuntos que estão sendo discutidos no evento. Adriana Lucena vai preparar um arroz caldoso de bode; o renomado padeiro artesanal Alex Duarte fará várias iguarias usando suas técnicas de panificação; Carol Melo, da Caroli Douces, vai preparar uma taça de creme de moça com ganache; o chef Joelson Leite fará três iguarias com atum: tartare, tataki e ceviche.

O chef churrasqueiro Luiz Dantas Segundo fará um filé mignon de sol; Maria Fernanda Tartoni vai preparar um tortelini de massa de erva-mate recheada com  moranga cabotia; o chef Maurício Santi, especialista em culinária da Tailândia, fará um ‘laab gai’, salada típica do nordeste tailandês em versão frango; o acreano Milton Rola, especialista em resgatar receitas esquecidas, fará um peixe do Amazonas na brasa; Rodrigo Santana, Elizabeth Assunção e Tulyane Bezerra vão preparar petiscos de boteco.  

Maurício Santi: laab gai e a culinária da Tailândia


Maurício Santi: laab gai e a culinária da Tailândia

Entre os palestrantes que falarão bastante sobre suas experiências com gastronomia estão o potiguar Paulo Barroso,  administrador da rede de pizzarias Famiglia Reis Magos; a chef e empresária Carol Melo, proprietária da doceria Caroli Douces; Kize Santos, sócia do restaurante Meu Barraco Boteco Bistrô; Maria Fernanda Tartoni, fundadora do Tartoni Ristorante (RS), entre outros.

Irina Cordeiro: Brasil e impacto ambiental


Irina Cordeiro: Brasil e impacto ambiental

A Abrasel também se abriu para um dos segmentos em maior ascensão no momento: o pet. A palestra “Conceito pet friendly: como adequar seu negócio a essa nova tendência mundial do mercado”, a cargo de Lurdinha Amaral, pretende orientar os estabelecimentos comerciais em hospitalidade animal, adequando-os a essa nova tendência do mercado.
Ausência 
Previsto na programação, o padeiro carioca Alex Duarte, proprietário da Padoca do Alex, não poderá mais participar do evento. Ele falaria sobre  “A Gastronomia Social na África e seus Impactos”.

Serviço:
33º Encontro Nacional Abrasel.  De 26 a 28/03, no Hotel Wish Natal, Via Costeira. Inscrições no site.

Atualizado em 25.03.2019 para alterações na programação

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas