quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Turismo e gastronomia na sala de aula

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

A vocação do Rio Grande do Norte para o turismo é mais que óbvia, do litoral ao interior não faltam atrações e belezas naturais para o visitante se esbaldar e aproveitar o que há de melhor na esquina do continente. Porém, um fator fundamental determina o sucesso e a sustentabilidade desse importante segmento que ajuda a movimentar a roda da economia no Estado: o nível dos serviços prestados. São eles, os serviços, que tornam os passeios às dunas, serras, falésias e praias ainda mais agradáveis – e por que não dizer inesquecíveis. E é aí que entra em cena o Hotel Escola Barreira Roxa, que atua para trazer excelência ao segmento.

O hotel escola foi reinaugurado em fevereiro deste ano com nova estrutura


O hotel escola foi reinaugurado em fevereiro deste ano com nova estrutura

Totalmente remodelada e modernizada, a escola do Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira, voltou a abrir as portas para a qualificação profissional em fevereiro de 2019 após sete anos fechado para reforma.

A formação em turismo e gastronomia são o carro chefe do equipamento administrado pelo Senac-RN, que também oferece um conceito de exclusividade para clientes interessados em hospedagem e serviços de alto padrão. Vale frisar que hotel, restaurante, bar, e área de eventos são abertos ao público em geral.

A busca pela excelência no atendimento começa na escola, que passou a funcionar em um prédio independente. “Nossas instalações seguem padrões internacionais”, destacou Carolina Montenegro, gerente da escola. Ela informou que os alunos passam por um longo e exigente período de treinamento antes de encarar “uma situação real de atendimento”.

Apesar de terem suas próprias equipes de profissionais, tanto o Hotel Barreira Roxa, quanto o restaurante Newton Navarro, o Bar Teófilo, o Café Dorian Gray e as áreas para eventos funcionam como laboratório para os alunos que estão nos níveis mais avançados dos cursos ministrados como o de cozinheiro profissional, garçom, maître, auxiliar de cozinha, camareira, recepcionista, e técnico em guia de turismo nacional.

“Na escola temos espaço para aulas práticas e teóricas, com estrutura e equipamentos modernos para oferecer cursos completos e formação em módulos. Possibilitamos a possibilidade de múltipla formação: da mais simples à mais complexa, com um modelo pedagógico nacional que permite ao aluno dar continuidade aos cursos em qualquer outra unidade do Senac no Brasil”, disse Carolina.

O curso de cozinheiro profissional possui turmas nos três turnos. A escola também é procurada por empresas que buscar qualificar os próprios funcionários.

Cursos em módulos
A gerente explicou ainda que os cursos oferecidos pelo Hotel Escola Barreira Roxa possuem perfis variados, permitindo que pessoas interessadas em habilitações e aperfeiçoamentos específicos possam participar.

equipamentos modernos e conceito que valoriza a excelência dos serviços, a regionalidade, acessibilidade e sustentabilidade


Toda a decoração do hotel é composta por obras de arte criadas por artistas potiguares

“Temos os chamados cursos socioprofissionais, que incluem oficinas e módulos de curta duração com opções de cinco dias, dois dias e um dia. São cursos práticos de teoria aplicada, que abordam temáticas como culinária italiana e/ou japonesa por exemplo”, elencou Carolina.

Habilitações técnicas como barista e bartender, estudo de vinhos e cervejas, cozinha saudável, e a oficina de hambúrguer “da carne ao pão” fazem parte do cardápio.

Cursos com períodos bem mais ‘lights’ que cursos como o de cozinheiro profissional, que tem duração de dez meses com aulas diárias; e o de guia de turismo nacional que dura mais de um ano.

A estrutura da escola conta com seis salas de aula, duas cozinhas industriais, laboratórios de panificação e confeitaria e de treinamento de técnicas mais elaboradas de serviço, biblioteca, além do ‘smart LAB’ onde são desenvolvidas tecnologias e metodologias inovadoras com apoio da tecnologia.

“O Senac-RN trabalha com um banco de oportunidades, onde alunos e empresas são cadastrados para possibilitar o encontro de vontades entre quem quer trabalhar e quem quer empregar. Também vemos muita gente empreendendo nessa área de gastronomia”, observou Carolina Montenegro.
Hospedando com exclusividade e regionalismo
Investindo na exclusividade dos serviços, no perfil regional e sustentabilidade, o Hotel Barreira Roxa, Via Costeira, está aberto ao público e já colhe as notas do alto padrão oferecido – 9,8 e 9,1 são as médias registradas em plataformas internacional que atuam no segmento de hospedagem. Reinaugurado em fevereiro deste ano, o Barreira Roxa foi construído para servir como residência oficial do chefe do Poder Executivo Estadual.

Após a reforma, o hotel passou a contar com 150 leitos (53 apartamentos) em cinco categorias: frente para o mar, frente para as dunas, super luxo mar, luxo mar, superior mar, e dunas master.

“A concepção do hotel busca o exclusivo, do cardápio aos serviços de hospedagem. A valorização da regionalidade pode ser vista desde a decoração (todos os quadros são de artistas potiguares), e os quartos possuem fotografias com atrações do RN para estimular o hóspede a conhecer outros lugares do Estado. Também trabalhamos questões de sustentabilidade”, ressaltou Celso Paiva, gerente geral do hotel, que também destacou detalhes dos quartos, como acessibilidade completa das instalações que incluem camas em altura adequada, botão de pânico e banheiro adaptado.

Toda a decoração do hotel é composta por obras de arte criadas por artistas potiguares


Toda a decoração do hotel é composta por obras de arte criadas por artistas potiguares
O restaurante Newton Navarro é aberto ao público para almoço das 12h às 15h, e o Bar Teófilo funciona até às 17h – tudo com uma bela vista para o mar. “A procura pelo restaurante tem sido grande nos finais de semana”, garantiu. Os preços de hospedagem são compatíveis com os já praticados por outros hotéis da Via Costeira.

Celso lembrou da área de eventos, “bastante movimentada”, com espaço para acomoda de 20 a 50 pessoas, e auditório para 250 pessoas. O gramado é outro espaço bastante procurado para realização de eventos sociais como casamentos.

Excelência reconhecida
O alto nível dos cursos do Hotel Escola Barreira Roxa é comprovado pela presença do garçom Gustavo Almeida, de 19 anos, que também acumula os cursos de somelier, barista e bartender. Almeida é campeão nacional na categoria “Serviços de Restaurante”, e vai representar o Brasil no campeonato mundial WorldSkills 2019 do segmento que acontece na Rússia no mês de agosto.

Ele começou a cursar a escola do Barreira Roxa aos 18 anos, e logo se destacou: atualmente conta com bolsa para poder se dedicar aos treinamentos de 8h diárias. Importante destacar que a competição não avalia o competidor, e sim a formação do ensino. “Isso ajuda a equilibrar mundialmente o padrão dos serviços oferecidos”, disse a instrutora Eliane Soares, que acompanha o rapaz.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas