terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Turismo impacta 520 bi

- Publicidade -

Antônio Roberto Rocha
[email protected]

Um em cada dez empregos no mundo são gerados pelo turismo. No Brasil, o setor impacta R$ 520 bilhões na economia e é responsável pelo sustento de sete milhões de brasileiros. Os dados econômicos mais uma vez aparecem com destaque na 18ª WTTC Global Summit,  realizada esta semana em Buenos Aires.

Para uma plateia formada, prioritariamente, por empresários e líderes do setor, o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, abordou o papel do governo em proporcionar um melhor ambiente de negócios para propiciar que o setor privado invista e gere empregos no País.

“Estamos fazendo grandes reformas no Brasil para que o trade consiga nos ajudar a desenvolver nosso país. Acredito que, com essa sinergia, poderemos impulsionar o setor de viagens e turismo não só em nosso país, como na América do Sul”.

Lummertz destacou algumas reformas já realizadas pelo governo federal, como a aprovação do trabalho intermitente e do visto eletrônico para países prioritários, além daquelas que estão em tramitação no Congresso Nacional – transformação da Embratur em agência, modernização da Lei Geral do Turismo e abertura de capital estrangeiro das companhias aéreas.

Durante o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), e junto ao ministro da Argentina, Gustavo Santos, o ministro do Turismo do Brasil assinou memorando de entendimentos com o país vizinho para a promoção conjunta dos países no continente asiático, por meio de Macau. A ideia é vender um roteiro integrado durante o Fórum Econômico Mundial, em 2019, em Macau, na China.

A abertura da 18ª edição de um dos maiores eventos mundiais do setor contou com a participação do presidente da Argentina, Mauricio Macri, que destacou a importância do turismo em seu governo, apresentando dados reais de evolução da economia depois que o turismo foi tratado como prioridade no país.

Na ocasião, o ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, reforçou a necessidade de um trabalho conjunto entre os setores público e privado. O tema também recebeu o apoio e está sendo trabalhado com prioridade pela Organização Mundial de Turismo (OMT), segundo o secretário-geral do órgão, Zurab Pololikashvili.

A presidente da WTTC, Glória Guevara, apresentou os dados do mercado global de viagens e elencou os principais desafios do setor para os próximos anos: realização de viagens seguras e fáceis; preparação para gerenciar e reagir às mais diversas crises; e crescimento sustentável do setor, garantindo benefícios a todos os envolvidos.

Sétima Arte na Pipa no fim de semana
A última etapa das mostras itinerantes do Cine Fest RN, o festival de cinema do Rio Grande do Norte, acontece neste fim de semana na praia de Pipa. Um telão será montado na Pracinha do Pescador, na rua principal, com exibição gratuita de filmes potiguares sempre a partir das 18h. Serão 11 filmes, sendo oito curtas-metragens e três longas-metragens, divididos entre os três dias da mostra: sexta, sábado e domingo. A classificação indicativa é de 16 anos para muitos deles.

“Cumprimos o sonho de exibir filmes potiguares na telona do cinema em Natal. Agora adentramos outra importante etapa do festival, que é levar o cinema para perto da comunidade. Audiovisual potiguar a céu aberto para todos assistirem e para o turista reconhecer a qualidade do nosso cinema”, ressaltou o cineasta Edson Soares, realizador do festival ao lado do Governo do Estado, por meio da secretaria estadual de Turismo, com patrocínio do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial. Para esta mostra, o Cine Fest RN conta com o apoio da Prefeitura de Tibau do Sul.

Dos três filmes longas-metragens exibidos na mostra, um deles é carioca e entre os outros dois, um foi filmado no ano passado em locações da própria praia de Pipa. É o ‘Lua de Fogo’, drama dirigido pelo cineasta natalense e poeta Walfran Guedes, hoje residente em Tibau do Sul. O filme conta uma história de três homens fugidos da seca que chegam ao litoral de Pipa em busca de uma nova vida. O filme tem classificação de 16 anos e duração de 1h16. No elenco, o próprio Walfran, Jildene Tenório e Rafa Santos, todos nativos da praia.

Recife discute qualidade no turismo
Recife discutirá, na quarta-feira da próxima semana (25), os itens que levam à qualidade do turismo. O Quality Meeting, que se realizará no Mar Hotel Recife, das 8h às 18h, abordará qualidade e tecnologia em prestação de serviços turísticos. O tema deste ano é “Turismo na ponta dos dedos”.

Com realização da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas (ADVB-PE) e patrocínio da Prefeitura do Recife, o evento terá dois palestrantes internacionais para discutir inovações tecnológicas nos destinos a partir de cases da Espanha: Juan Morales, diretor de turismo da Embaixada da Espanha; e Alejandro Gomez, diretor do escritório brasileiro da Agência Basca de Internacionalização do País Basco.

Entre os nomes nacionais, destaque para Carlos Alves, diretor de Marketplace do Magazine Luiza. O executivo será responsável pelo painel “Negócios do futuro: expandindo atuação do mercado físico para o virtual”. Foi ele quem criou a loja virtual do magazine.

De Pernambuco, a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, participa do painel “Tecnologia das cidades que impactam no turismo”. Representantes de entidades como Abav-PE, Abrasel-PE, ABIH-PE, Abeoc-PE e Recife Convention & Visitors Bureau debaterão no painel “Turismo do futuro: parâmetros e adequações.”

Ao final do evento haverá happy hour em comemoração aos 50 anos do Conselho de Turismo do Recife. As inscrições para o evento custam R$ 140 e podem ser feitas pelo site.

Serras do Agreste Potiguar
A Secretaria de Turismo do RN promoverá na próxima semana capacitação na região serrana do Agreste potiguar, mais especificamente nos municípios de Passa e Fica, Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. Após estudo que compreendeu mais de um ano, o projeto de Dinamização e Sustentabilidade Turística, promovido com recursos do Governo Cidadão por meio de empréstimo do Banco Mundial, parte para a etapa de cursos, elaborados a partir de um diagnóstico detalhado dos produtos e serviços turísticos desses destinos, com apontamento do mapa de carências que tem prejudicado o desenvolvimento do turismo na região.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas