quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Turismo latino-americano

- Publicidade -
Antonio Roberto Rocha 
Em pesquisa realizada recentemente pela Sabre Corporation na América Latina com 1.760 participantes, por meio das redes sociais e publicações orgânicas nos perfis corporativos das diferentes unidades de negócios da empresa, a companhia encontrou cinco descobertas chave sobre a retomada das viagens.
1 – A primeira delas é que muitos dos viajantes latino-americanos respondentes estão ansiosos para voltar a viajar. Deles, 50% esperam viajar dentro dos próximos seis meses e os participantes mais jovens se dizem já estar prontos para fazer turismo.
2 – A segunda informação relevante é que o tipo de transporte influencia na viagem. O primeiro a ser considerado, no momento, é o ônibus, seguido pelo aéreo, cruzeiros e, por último, veículos alugados. De acordo com a pesquisa, os viajantes serão cuidadosos ao eleger de que forma viajar ao próximo destino.
3 – A terceira descoberta foi que, enquanto os viajantes esperam por protocolos de segurança e saúde e flexibilidade para cancelamentos e reprogramações de voos e hotéis, uma boa oferta de viagem ou pacote segue como fator principal para a tomada de decisão.
4 – A questão de segurança também foi apontada, com o uso de máscaras e distanciamento social sendo as medidas mais importantes para os passageiros aéreos da América Latina, assim como a limpeza e higienização como pontos fundamentais nos meios de hospedagem.
5 – E, por fim, a maioria dos respondentes (56%) indicou que vai optar por viagens domésticas de curta distância – a menos de oito horas – ao fazer sua próxima reserva.
Números da Anac sobre aviação no RN
De acordo com dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), a malha aérea do RN terá crescimento de 169%, de julho a outubro. A oferta atual de voos já corresponde, segundo a agência, a 63% da malha aérea pré-pandemia para o mês de outubro, considerando apenas os voos domésticos. Natal já tem, atualmente, ligações diretas com Fortaleza, Salvador, Recife, Rio de Janeiro (Galeão), São Paulo (Guarulhos) e Brasília.
Turismo regional – Por enquanto, porém, o perfil do turista que visita o Rio Grande do Norte é predominante regional, sobretudo de Pernambuco, Paraíba e Ceará. O tempo médio de permanência é de apenas dois dias (geralmente se sexta a domingo). A constatação confirma algumas expectativas sobre a retomada do turismo, que previa itinerários mais curtos em distância e permanência, com predominância de mercados mais próximos.
RN em busca do Green Destination
Os municípios de Tibau do Sul (Pipa), São Miguel do Gostoso e Parnamirim (Pirangi), no Rio Grande do Norte, irão participar, entre 6 e 9 de outubro, do Global Green Destinations Days, conferência internacional on-line que tem como objetivo conectar profissionais e destinos turísticos mundiais, a fim de apoiar a aprendizagem e encontrar soluções sustentáveis.
A programação vai discutir questões urgentes sobre sustentabilidade, saúde, segurança e inovação. Tibau do Sul apresentará o modelo de gerenciamento do Santuário Ecológico de Pipa; Parnamirim mostrará o Centro Cultural Trampolim da Vitória; e São Miguel do Gostoso dará ênfase ao Curso de Turismo de Base Comunitária, desenvolvido e aplicado pelo Senac RN com o trade turístico local.
Premiação – Os municípios do RN também concorrerão ao “Sustainable Top 100 Destinations”, ranking internacional que elege destinos turísticos que executam ações para o turismo sustentável. A coordenação é do Green Destinations, organização internacional vinculada ao GSTC (Conselho Internacional de Turismo Sustentável). A entidade certifica destinos pela forma como gerenciam e administram seu patrimônio, ambiente e clima, assim como pela qualidade da oferta turística.
Del Turismo –  Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Parnamirim são participantes do Del Turismo, programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, com apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), que elabora e implementa um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local.
Debate sobre humanização no Turismo
Para inovar no mercado de Turismo é preciso valorizar o fator humano. Esse foi um dos aprendizados de um dos principais debates do Abav Collab, evento que reúne até esta sexta-feira as principais autoridades da cadeia turística nacional. “Inovação: a essência do Turismo” foi mediado pela coordenadora de Turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, que defendeu a importância de pensar nas pessoas para inovar no setor do turismo. 
“Mesmo os negócios tecnológicos devem valorizar o fator humano. Tanto na concepção do negócio, quanto no que os motivou a empreender. Há preconceito em viagens por questões raciais, assim como falta de segurança para uma mulher que viaja sozinha e necessita conectar pessoas ao redor do mundo. Eles usaram a tecnologia como algo transversal para os negócios, porém o elemento humano foi essencial para o sucesso”, ressaltou a coordenadora do Sebrae.
OMT no Brasil – O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, anunciou que em 2021 vai retomar projetos traçados conjuntamente com o Ministério do Turismo, entre os quais a abertura no país de uma representação da OMT. 
Carmem Vera – Uma das técnicas mais dedicadas do turismo potiguar, Carmem Vera se aposentou, nesta semana, da Secretaria de Turismo do RN. Foram 46 anos de permanentes contribuições ao setor. Vai fazer falta.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas