quarta-feira, 24 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Turismo no RN cresceu?

- Publicidade -

Por Antonio Roberto Rocha

Apesar da reclamação de alguns empresários, sobretudo do presidente da ABIH-RN, José Odécio, que revelou que o mês de julho será de baixa ocupação na hotelaria, o Governo do RN, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo do RN e da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), apresentou alguns números que remetem a um crescimento no fluxo turístico no Estado no primeiro semestre.

Junho, por exemplo, considerado um dos piores do ano para o setor, registrou alta de 2,9% no fluxo de desembarques, segundo dados do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, através da Inframérica. O percentual representa um acréscimo de 4.566 passageiros, se comparado com o mesmo mês em 2016. Resta saber quantos são, realmente, turistas.

No acumulado do primeiro semestre, entre janeiro e junho, o RN teve saldo de 7,2%, que significam 81.475 turistas a mais do que os primeiros seis meses do ano passado. A informação é da Secretaria de Turismo do RN e da Emprotur. Os números, ainda de acordo com o Governo do RN, representam uma injeção de mais de R$ 12 milhões ao cofre do Estado neste mês de junho, ou mais de R$ 220 milhões em receita gerada pelo turismo no primeiro semestre de 2017.

“Divulgar e promover nosso Estado em feiras e eventos nunca é demais. É um trabalho que só gera resultado com a continuidade, sobretudo no mercado internacional, quando se espera dois ou três anos para colhermos o que plantamos. E ainda temos muito que colher”, destacou o titular da pasta do Turismo do RN, Ruy Gaspar.

Para a presidente da Emprotur, Aninha Costa, várias ações bancadas pelo Governo desde o início da gestão contribuíram para os recentes resultados, desde a desoneração do querosene de aviação às iniciativas de divulgação e promoção dos destinos, capacitações e estratégias de marketing, com fampress, famtrips e campanhas junto à Gol e à Tap.

Segundo a Inframérica, a variação no número de voos no primeiro semestre de 2017, se comparado ao mesmo período do ano passado, revelou crescimento de 3,6%, ou 335 voos a mais. A empresa só não estimou ainda o prejuízo que haverá com as obras na pista principal do aeroporto, fato que cancelará voos noturnos, inicialmente, durante quase dois meses.

Furna Feia será atração turística
Conservação ambiental aliada ao turismo de base sustentável. É com esse foco que o Sebrae no Rio Grande do Norte e o Instituto Chico Mendes (ICMbio) iniciam uma parceria que irá permitir a implantação de um projeto de estruturação turística nas Unidades de Conservação Federais do Rio Grande do Norte. O piloto será o Parque Nacional de Furna Feia, entre os municípios de Mossoró e Baraúna.

Um dos cinco parques existentes no estado, Furna Feia, com apenas cinco anos de criação, possui 60 mil hectares de área territorial e mais de 80% de bioma da caatinga totalmente preservada, apresentando rica biodiversidade, além de cerca de 200 cavernas que poderão proporcionar uma experiência inovadora de turismo espeleológico, iniciativa totalmente pioneira no Nordeste brasileiro.

“Essa parceria nos permite desenvolver um turismo diferenciado e fomentar pequenos negócios inovadores que estejam conectados com as necessidades do nosso planeta, baseados no tripé econômico, social e ambiental”, comenta João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae-RN.

Entre as ações previstas estão a elaboração de estudos técnicos para um plano de manejo das cavernas, um projeto estrutural e arquitetônico para guarnecer a área de visitação, além de ações de gestão ambiental, sinalização e capacitação de 15 condutores de geoturismo.

A expectativa é que até o final de 2018 o Parque seja aberto à visitação. “É um equipamento estratégico para o desenvolvimento de um turismo de base social, educativa, com características de ecoturismo e de aventura e pode servir de referência para outras unidades de conservação do Nordeste e do país”, enfatiza João Hélio.

Natal CVB participa do Lamec
O presidente do Natal Convention Bureau, Francisco Barbosa de Albuquerque, e o gerente geral da entidade, Leonardo Nunes, participaram na quarta-feira passada (5) do Meeting Professionals International – MPI Lamec e UneCongresso, realizado no WTC Events Center, em São Paulo.

“Nosso foco foi obter resultados sobre o mercado de eventos, sejam corporativos ou associativos, face às mudanças de comportamento, gerações diferentes de profissionais e tendências mundiais. Fizemos um evento de experiência, com muita troca de conhecimento e quebras de tabus entre os players da cadeia produtiva do setor”, comenta Rodrigo Cordeiro.

Ele é presidente do capítulo brasileiro do Meeting Professionals International – MPI, a maior e mais importante associação de profissionais do trade de eventos no mundo. Rodrigo Cordeiro esteve em Natal em abril, quando proferiu concorrida palestra sobre “O futuro dos eventos” durante o Fórum de Turismo do RN.

Fundada nos Estados Unidos em 1972 com o intuito de promover a inovação, capacitação relevante e fomentar o networking e o crescimento da indústria de eventos, a MPI atua em 22 países e conta com mais de 90 mil associados. No Brasil, possui um grupo seleto de membros e organiza o Lamec (Latin America Meetings Events Conference).

Números de janeiro a março
Segundo o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, estudo do Ministério do Turismo, o crescimento do turismo de janeiro a marco deste ano foi de 4,3%, na comparação com o mesmo período de 2016.

Os aumentos no faturamento médio foram registrados em cinco dos sete segmentos pesquisados. Variam de 21,3%, caso das operadoras de turismo, a 3,4% em parques e atrações turísticas.

Entre as organizadoras de eventos, o crescimento foi 6,9%, enquanto nas agências de viagens houve alta de 5,7%. No transporte aéreo foi de 5,4%. Os meios de hospedagem registraram queda de 0,4%, enquanto no turismo receptivo a baixa foi de 6,4%.

As perspectivas para o segundo trimestre, que se encerrou na semana passada, são favoráveis, uma vez que 70% do setor manifestou a intenção de investir o montante de 10,3% do faturamento apurado. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas