sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Turismo: objeto de desejo

- Publicidade -
Antonio Roberto Rocha 
Desde o início da pandemia, sabia-se que a indústria do turismo seria uma das mais afetadas. Naquela época, ninguém poderia imaginar que, após meses de isolamento social, a possibilidade de viajar ainda continuaria distante e, mais ainda, ainda não há certeza de quando essa atividade será retomada por completo.
Embora a paranóia coletiva tenha diminuído, as medidas restritivas deverão continuar por boa parte de 2021, necessitando da renovação do setor para sobreviver. Embora sua reinvenção prometa reativar o país economicamente, também beneficiará as pessoas e impactará saúde e bem-estar. Após meses de confinamento, algumas pessoas veem a possibilidade de viajar como algo urgente e necessário para trazer felicidade e estabilidade em suas vidas.
A equipe de Estratégia da Another Company, agência de comunicação com presença regional, desenvolveu uma análise e estudo sobre esta situação e sobre como é necessário desconstruir os conceitos “viagens” e “turismo”, tal como os conhecemos, para expandir as possibilidades das marcas e empresas do setor e criar novas experiências nesta nova realidade.
América Latina – Sandy Machuca, diretora do grupo de Turismo da Another Company, informa que na América Latina a perda aproximada, devido à menor receita do turismo internacional, é de 195 bilhões de dólares. Na Colômbia 80% dos hotéis fecharam entre janeiro e abril do ano passado e no México foram perdidos 538 mil empregos relacionados ao setor de turismo, informa Machuca. 
Falência – Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que, com a fuga dos habituais visitantes, 50 mil estabelecimentos turísticos tiveram de fechar as portas no Brasil de março a agosto de 2020, entre bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens e serviços de transportes, cultura e lazer.
Novo contexto – A situação de confinamento aumenta a vontade de viajar e, como se sabe, sair de férias permite que as pessoas se desconectem física e mentalmente das obrigações cotidianas, reduz o estresse, aumenta a criatividade e melhora os níveis de satisfação. Porém, o medo prevalece, o que faz da segurança uma premissa em qualquer experiência.
Natureza – Dos entrevistados no levantamento, 77% das pessoas afirmaram dar preferência às viagens nacionais em vez de internacionais. Sobre o tipo de viagem, a maioria – e principalmente os mais jovens (32%) – optaram por destinos que permitam estar em contacto com a natureza.
Hospedagem – Quando se trata de hospedagem, o estudo mostra que as pessoas preferem opções particulares, como alugar um AirBnb (26%) ou um hotel boutique (21%). Isso porque essas propostas, de acordo com a pesquisa, acabam sendo mais seguras e geram maior confiança. Paralelamente a isso, outra prioridade importante para eles é a higiene e a aplicação de cada um dos protocolos nas diferentes fases da viagem.
Nova terminologia – Staycation consiste em tirar férias em casa ou levar o conceito de “casa” a destinos próximos. Essa tendência ganhou força durante a pandemia e trouxe o hábito de conhecer a própria cidade e de fazer viagens curtas em fins de semana e feriados prolongados.

Aventuras com propósito – Explorar lugares naturais com o objetivo de contribuir para uma causa social, além de oferecer a possibilidade de sair da rotina e praticar atividades físicas.

Glamping: – Conceito de camping com luxo, em barracas ultra conjugadas e com todo o conforto.
Tecnologia – O turismo “em casa” veio para ficar, principalmente para a população de risco que busca experiências inovadoras sem abrir mão do conforto. Existem diferentes modalidades que, com a ajuda da tecnologia permitem “viajar” sem sair de casa.
Passeios virtuais – com eles, as pessoas buscam o lazer, mas também são uma forma de adquirir novos conhecimentos.
Turismo 360º: – Permite descobrir museus, monumentos e pontos turísticos em diferentes cidades. Além disso, muitos hotéis utilizam este sistema para aqueles turistas que já procuram o seu próximo alojamento e desta forma podem conhecer as instalações em detalhes.
Realidade Aumentada – Esta tecnologia cria experiências imersivas e lúdicas para que os usuários possam ser transportados para qualquer lugar na hora que desejarem, de forma detalhada e realista.
Adaptação – Aos poucos o setor vai se reativando, mas ainda há um longo caminho a percorrer para fazê-lo novamente com total liberdade. A incorporação de protocolos de segurança e higiene seguramente vai oferecer aos futuros viajantes qualidade e responsabilidade em seus serviços. Chegou uma nova forma de viajar e todos terão de se adaptar para continuar a aproveitar, apesar dos rígidos protocolos de higiene e segurança, muitos deles nunca vistos.
Fiart anuncia nova data
A 26ª edição da Feira Internacional de Artesanato – Fiart, que tradicionalmente acontece em janeiro, anuncia nova data: 28 de abril a 2 de maio, no Centro de Convenções de Natal. A programação promete ser totalmente inovadora, inclusive na versão digital. Na versão presencial, seguirá todas as regras sanitárias.
Nas duas versões, comenta Neiwaldo Guedes, idealizador e organizador da Fiart, a feira contará com a participação de artesãos potiguares e expositores de outros estados e países. Programação cultural e gastronomia também estão entre as atrações da Fiart, segundo ele.
O evento é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio e apoio do Sebrae/RN e Prefeitura de Natal. A organização é da Espacial Eventos. Toda a programação cultural será realizada com o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Unimed Natal.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas