terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

TV vai cumprir contrato com a Liga

- Publicidade -

A saída dos canais do Esporte Interativo da grade de canais nas operadoras de TV paga, de motivo de preocupação, acabou se transformando num grande alívio para a Liga do Nordeste, cujos representantes estiveram reunidos com o CEO do grupo Tuner para a América do Sul,  Antônio Barreto,  aonde foram informados que os contratos assinados serão todos honrados pela empresa norte-americana.

O ABC será o único representante do RN na fase de grupos da nova edição da competição regional. Novo formato terá só dois grupos

O ABC será o único representante do RN na fase de grupos da nova
edição da competição regional. Novo formato terá só dois grupos

Pela entidade nordestina estiveram presentes, no encontro, o presidente da Liga NE, Alexi Portela, e o superintendente Eduardo Rocha, que deixou a reunião, bastante satisfeito com que ouviu dos novos donos do Esporte Interativo, que passará a ser uma plataforma apenas de internet.

O executivo da Tuner além de garantir o cumprimento integral de tudo que está em contrato, de uma forma paulatina, acenou com a possibilidade, inclusive, de devolver a Liga do Nordeste os direitos de transmissão em canal fechado, para que a entidade possa renegociar no mercado, acrescentando mais verbas para as próximas edições do torneio.

Em entrevista concedida ao Blog do Marcos Lopes, o dirigente potiguar comemorou o fato de a reunião ter sido bem sucedida. “Quem estava pensando que a Copa do Nordeste iria se acabar, se enganou. Ela vai é ficar ainda mais forte. Eles além de nos garantir o cumprimento integral do contrato, ainda acenaram com a possibilidade de devolver a Liga todos os direitos de transmissão. Com isso, poderemos negociar ele com outra emissora e fazer o bolo financeiro crescer ainda mais, já que eles não irão fazer valer os seus direitos de transmissão do torneio”, destacou Eduardo Rocha.

Em relação a TV aberta, já existe um contrato de transmissão formalizado com o SBT Nordeste. A emissora terá o direito de transmissão da competição pelo canal aberto e pretende disponibilizar, em sua grade de programação, cerca de 20 partidas na temporada de 2019.

Novidade
Com a questão das transmissões pela televisão praticamente solucionada, a competição de 2019 deverá ter uma modificação radical em relação as que vinham sendo disputadas, após o renascimento da Copa.

A Liga está com a proposta de implantar um novo formato de disputa já a partir da próxima temporada. Agora ao invés de os clubes classificados para disputa serem divididos em quatro grupos com quatro clubes, a competição terá apenas dois grupos com oito equipes cada. A premiação para o campeão será de R$ 1 milhão.

Pelo novo formato, as equipes de um grupo enfrentarão as do outro e, ao final de oito rodadas, as quatro melhores classificadas de cada chave avançarão para as quartas de final.

A finalidade da alteração é justamente o de aumentar o número de clássicos e atrair ainda mais a atenção do torcedor, com a realização de confrontos entre os grandes rivais estaduais e interestaduais, o que deve aumentar o interesse de mais patrocinadores.

Disposta no futuro modelo,  na primeira fase, já vão ocorrer clássicos como Bahia x Vitória, Santa Cruz x Náutico e Fortaleza X Ceará. Serão oito rodadas na primeira fase, em turno único, e confrontos cruzados nas quartas de final: 1º contra 4º do outro grupo e 2º contra 3º.

“A gente vai levar esse pleito para a CBF, porque é a CBF quem faz a competição. Não tem porque não aprovarem”, afirmou Alexi Portela, presidente da Liga do Nordeste.

Mas a questão ainda tem de ser apresentada aos presidentes das Federações Nordestinas, que querem ver a proposta repassada para o papel, para poder discutir e avaliar o impacto que a nova formatação trará a realização dos Estaduais.

“Existe essa tendência de modificação realmente, mas nós presidentes das federações de futebol nordestinas precisamos ver a proposta e avaliar se trarão ou não algum impacto a realização dos Estaduais. A medida deve ser muito bem avaliada para evitar que ocorra prejuízo para qualquer dos lados”, informou o presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo.

Em relação ao Rio grande do Norte, em 2019, apenas o ABC irá participar dessa fase de grupo da competição regional, uma vez que o América acabou sendo eliminado pelo Confiança-SE da fase preliminar da competição, que indicou os quatro últimos classificados para fase de grupos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas