quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

UBE promove encontro com escritores

- Publicidade -

O Brasil não pode continuar com índices tão baixos de leitura, afirma o escritor Eduardo Gosson, presidente da União Brasileira de Escritores do RN. “Mudar esse cenário é uma luta difícil, mas a UBE não desiste”. E é movido pela preocupação com a leitura no Brasil – e especialmente no RN – que a entidade promove nos dias 27 e 28 de outubro o 7º Encontro Potiguar de Escritores, com programação no Teatro de Cultura Popular (TCP) ao longo de cada dia. A entrada é gratuita.
Leitura é tema de debate
“O brasileiro não lê. E os fatores que levam a esse dado são vários. É um ensino fundamental péssimo, é o custo elevado do livro, é a falta de bibliotecas, é o avanço das novas tecnologias, é a distribuição deficitária dos livros num país continental”, diz Gosson. “Fizemos esse encontro para rever a questão dos livros, das bibliotecas e livrarias e principalmente da leitura”.

Segundo o organizador, o evento está saindo na marra, sem patrocínio. O que não impediu para se montar uma programação abrangente em temas com a prata da casa. A cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira (27), às 9h, com um comemoração ao Dia do Livro Infantil (8 de setembro), seguida por uma homenagem aos escritores que escreveram para crianças, como Bartolomeu Correia de Melo, Nati Cortez e Homero Homem (todos in memoriam), dentre outros.

Às 10h, será lançada a 2ª edição da revista literária eletrônica Kukukaua. Às 10h30 começa uma mesa de conversa sobre o papel das leis de leituras literárias, onde será feito um balanço municipal e estadual. “A gente vê que são criadas leis, mas o problema não são as leis. O que é preciso é a implementação delas. É raro as leis que são executadas”, diz o organizador. Pela tarde, às 15h, Angélica Vitalino fala sobre “Parnamirim, um rio de leitura”. Na sequência, diversos autores debatem a “Importância em formar novos leitores”.

Na sexta-feira (28), às 9h, haverá a mesa “Câmara Cascudo e a literatura infantil”. Às 10h, vários escritores conversam sobre o ofício da poesia, com destaque para o processo criativo. Pela tarde, às 15, é a vez de se tratar do andamento do Vale Cultura. Por fim, às 16h30, reunião com as UBEs, Academias de Letras, Conselhos Estaduais de Cultura e demais interessados para viabilizar medidas efetivas que contribuam na formação de leitores.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas