sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

UE irá impor taxas a produtos norte-americanos

- Publicidade -

A União Europeia vai começar a impor tarifas a 2,8 bilhões de euros (US$ 3,2 bilhões) a produtos importados dos EUA a partir de sexta-feira, 22, segundo anúncio da Comissão Europeia, braço executivo da UE. As chamadas “medidas de reequilíbrio” são em resposta à decisão dos EUA de adotar tarifas sobre importações de alumínio e de aço da UE, de 25% e 10%, respectivamente, desde o último dia 1º.

Produtos agrícolas e outros bens dos EUA serão afetados pela tarifação. “As regras do comércio internacional, que elaboramos ao longo de anos lado a lado com parceiros americanos, não podem ser violadas sem reação de nossa parte. Nossa resposta é comedida, proporcional e totalmente em linha com as regras da OMC”, disse em comunicado Cecilia Malmström, comissária de comércio da UE.

A UE poderá impor tarifas a mais US$ 3,6 bilhões em mercadorias dos EUA “num estágio mais adiante – em três anos ou depois de uma (eventual) avaliação favorável da disputa pela Organização Mundial do Comércio (OMC) se essa ocorrer antes”.

O presidente dos EUA, Donald Trump, alega que as tarifas têm o objetivo de proteger a indústria siderúrgica americana.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas