terça-feira, 23 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

UEFA publica nota contra clubes ricos

- Publicidade -

A luta pelo poder no futebol mundial ganha novas dimensões, pelo menos  fora dos campos. Ontem, a Uefa (União Européia de Futebol) aprovou uma resolução entre suas 52 associações nacionais condenando o G-14, grupo dos clubes mais  ricos da Europa. Os dirigentes das equipes entraram com um processo no início  da semana em uma corte belga pedindo que federações nacionais indenizem os clubes  por eventuais lesões em jogadores que sejam emprestados às seleções nacionais. 

Para a Uefa, que ontem mesmo ganhou o apoio da Fifa contra os clubes, a justiça  comum não deve ser usada para solucionar diferenças no esporte. Pela resolução  da entidade, toda equipe tem a obrigação de liberar seus jogadores para os times  nacionais. Para Lennart Johansson, o G-14 não passaria de um “grupo de clubes  ricos que querem obter mais dinheiro e poder lucrando com o jogo, sem se preocupar  com o futebol nem com os torcedores”, disse.

E acrescentou: “se o G-14 quer ter voz própria, ele pode. Mas fora da estrutura  européia do futebol”. Há uma semana, o jornal inglês “The Guardian” publicou  uma matéria indicando que o grupo já estaria pensando em formar uma liga separada  na Europa, apenas com os grandes clubes, como Barcelona, Milan, Lyon e Inter.  Nesta quinta-feira, em Bruxelas, o G-14 emitiu um comunicado respondendo as  críticas da Uefa e garantindo que não pretende sair da entidade.

Para Thoman  Kurth, o que o grupo quer é que as regras do futebol, calendários e estrutura  não sejam elaboradas somente por federações, mas que os clubes sejam ouvidos.  Ele ainda defende novos seguros para os jogadores e um esquema de compensação.  “O G-14 perturba a família do futebol”, criticou Joseph Blatter, presidente  da Fifa. Para ele, os ataques dos clubes são “injustos” e não têm a menor procedência.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas