quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Ufersa estuda as nuvens

- Publicidade -

Os mossoroenses não devem se surpreender se observarem algum objeto estranho no céu. Trata-se de uma pesquisa sobre os processos físicos que ocorrem no interior das nuvens, desenvolvidas por instituições nacionais e internacionais, incluindo, a Universidade Federal Rural do semiárido (Ufersa) e o monitoramento é feito através de balões. A proposta do estudo é melhorar a qualidade da estimativa de precipitação por satélite, radar e também o skill dos modelos de previsão numérica de tempo.

Ao todo, serão 40 balões que serão soltos no campus da Ufersa Mossoró. Os balões, cada um com custos de aproximadamente R$ 3 mil, serão arremessados em intervalos de seis horas. Os balões meteoreológicos serão soltos do Departamento de Ciências Exatas e Naturais. O experimento começou este fim de semana e vai prosseguir até o dia 17 de abril, em quatro horários distintos: 9h, 15h, 21h e 3h da madrugada.

O Projeto Chuva, como foi intitulado, conta com a participação do INPE, a USP, a AEB e a NASA. Ontem à noite, 7, no Auditório do CTARN, o professor e coordenador local do projeto, Rafael Castelo, explicou para estudantes da Ufersa, a metodologia que está sendo aplicada na pesquisa que contará com a participação de estudantes voluntários da Ufersa.

Aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp, em 2010, o Projeto irá colher dados mais concretos sobre as chuvas o que possibilitará uma previsão mais exata sobre a pluviosidade para uma determinada região. Segundo o professor Rafael Castelo, são informações como temperatura, umidade e pressão atmosférica.

A Radiossonagem, nome dado ao procedimento experimental do projeto, foi iniciado em 2010, a partir da cidade de Alcântara – MA. Trata-se da utilização de balões lançados ao ar, onde, neles, são acopladas caixas com sensores.  “Enquanto ele sobe, um computador, interligado aos sensores, faz a medição de dados como a temperatura, umidade e pressão atmosférica”, explicou o professor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas