quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

UFRN abre 6.923 vagas pelo Sisu para o ano letivo 2018

- Publicidade -

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai ofertar 6.923 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Do total, 4.639 são para o primeiro semestre de 2018 e 2.284, para o segundo. O quadro de vagas foi aprovado, na manhã desta terça-feira (10), na oitava sessão extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

A UFRN deverá oferecer, de forma geral, 8.069 vagas para novos alunos no ano letivo 2018
A UFRN deverá oferecer, de forma geral, 8.069 vagas para novos alunos no ano letivo 2018

De acordo com a relatora do processo, a conselheira Maria das Vitórias Vieira, a proposta aceitou todos os acréscimos feitos pelos Centros Acadêmicos, o que resultou em mudanças no número de vagas nos cursos de Letras-Inglês, Letras-Língua Portuguesa, Canto e Instrumento, Pedagogia e Geografia, estes dois últimos vinculados ao Ceres de Caicó. Outra modificação é que o curso de Ciências da Computação passa a ofertar vagas para 2º ciclo.

A mesma resolução também delimitou as vagas que a Universidade oferece por meio de outros processos seletivos. O Processo Seletivo Específico, que é aplicado nos cursos de Dança, Letras Libras, Música e Teatro, terão 205 vagas; para cursos de 2º ciclo, 750; para o Programa Estudantes Convênio de Gradução (PEC G), 98 vagas; para o convênio com instituições do Timor-Leste, 44; e 49 vagas para mobilidade interna, casos em que o estudante muda para o mesmo curso de outro campus.

No geral, a UFRN deve oferecer 8.069 vagas para novos alunos em 2018. A Pró-Reitoria de Graduação publica ainda esta semana o edital completo no endereço www.sisu.ufrn.br.  O Sisu oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, pela primeira vez, o exame será aplicado em dois fins de semana, sendo dois domingos seguidos (5 e 12 de novembro).

A mudança busca, segundo o Ministério da Educação e Cultura, dar mais conforto aos estudantes de maneira geral e enquadrar melhor os candidatos que por razões religiosas não fazem atividades durante o dia aos sábados. Este ano, o Enem será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos. O MEC também anunciou que serão usados detectores de aparelhos de ponto eletrônico de ouvido, durante a aplicação do Enem. Os sistemas antifraude serão usados de forma experimental em alguns locais de prova com equipamentos cedidos grupo Berkana. A localização de aparelhos de transmissão será feita pelo sinal de rede móvel de banda larga, por radiofrequência de wi-fi e bluetooth.

Além dos detectores, também será feita a partir deste ano, como medida de segurança, a identificação individual nominal de cada prova. Parte dos locais de avaliação já conta com detectores de metais.

Calendário do Enem
Outubro
Dia 20
Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição

Novembro
Dia 5 (domingo)
Primeiro dia de aplicação das provas
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias
Dia 8
Divulgação do Gabarito das Provas – 1º domingo
Dia 12
Segundo dia de aplicação das provas
Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias
Dia 16
Divulgação do Gabarito das Provas – 2º domingo

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas