Economia
UFRN cria soluções a partir do hidrogênio verde
Publicado: 00:00:00 - 11/07/2021 Atualizado: 11:36:37 - 10/07/2021
Entrevista com Carlos Alberto Martínez Huitle, Professor do Instituto de Química da UFRN
Cedida
Carlos Alberto Martínez Huitle, professor da UFRN

Carlos Alberto Martínez Huitle, professor da UFRN


Por que o hidrogênio verde é chamado assim?
O hidrogênio verde usa de processos específicos para poder acoplar e integrar as energias renováveis, como a solar e a eólica, para a produção do gás. O hidrogênio troca de nome porque o processo para produzi-lo é proveniente de uma energia renovável, que não gera dióxido de carbono e contaminação.

Leia Mais

Qual a importância do hidrogênio verde para o desenvolvimento sustentável?

Esse tipo de material se transforma em um potencial combustível fazendo uso de tecnologias já existentes. Quando essa produção é acoplada com as energias renováveis tendem a ter um custo-benefício muito alto, quando comparada com outras tecnologias.

Qual o impacto dessas energias limpas?
As energias limpas têm uma aplicação muito abrangente, desde pequenos dispositivos que a gente encontra no supermercado, como aquelas lâmpadas que a gente coloca no jardim, até os parques eólicos e os painéis de energia fotovoltaica. Existe um impacto muito importante porque quando passamos a substituir a queima de combustíveis para outros processos limpos, que geram eletricidade, isso vai nos ajudar muito como sociedade. Tudo isso sem emissão de poluentes e com mínimo prejuízo à natureza.

Leia também