quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

UFRN e IFRN cadastram os aprovados no Sisu 2021

- Publicidade -
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou nesta segunda-feira (19), o cadastro e matrícula dos candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com as notas obtidas na edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira chamada é voltada aos 6.939 aprovados dentro do número de vagas, que devem enviar a documentação exigida pela UFRN até esta terça-feira (20), exclusivamente por meio do site. Eventuais necessidades de retificação ou complementação serão realizadas no dia 22 de abril, no mesmo endereço eletrônico.
Estudantes devem ficar atentos aos prazos para envio das documentações soliciatadas em editais
A lista de documentos consta no edital de cadastramento e matrícula, disponível no site. Neste ano, será implantado pela primeira vez o processo de heteroidentificação, ao qual serão submetidos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos. O procedimento será realizado por meio do envio de um vídeo individual, que será analisado por uma banca composta por três membros. Já os candidatos que desejam preencher as vagas reservadas às pessoas com deficiência devem encaminhar exames e laudos comprobatórios, que serão analisados pela banca de validação de caráter multidisciplinar.
A pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira, ressalta que este será o primeiro ano de cadastro e matrícula 100% remotos, em virtude da pandemia da Covid-19. Os convocados dentro das vagas serão automaticamente matriculados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), já os que não enviarem a documentação correta serão eliminados do processo seletivo e não serão incluídos em nova convocação. Pedidos de cadastramento em prazos, horários e locais diferentes dos indicados no edital não serão aceitos.
Outras dúvidas sobre o processo de matrícula podem ser esclarecidas no edital ou exclusivamente pelo e-mail [email protected].
A UFRN oferta 7.106 vagas para 119 cursos de graduação nos campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Do total de vagas, 4.822 são para o primeiro semestre, que terá início em 7 de junho, e 2.284 para o segundo semestre, cujas aulas começam no dia 18 de outubro. As vagas eventualmente não ocupadas na primeira chamada serão preenchidas em uma segunda chamada, a partir da lista de espera disponibilizada pelo Sisu 2021. 
Para compor a lista de espera, os candidatos devem manifestar interesse no portal do Sisu, em prazo estabelecido em cronograma do Ministério da Educação (MEC). A convocação da segunda chamada na UFRN está prevista para o dia 3 de maio de 2021, já o cadastro e matrícula acontecerão no provável prazo de 5 e 6 de maio, com retificação no dia 10.
IFRN
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) iniciou também nesta segunda-feira (19) o período de matrícula dos candidatos selecionados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de acordo com as notas obtidas na edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
A primeira chamada é destinada aos 1.414 aprovados dentro do número de vagas, que devem enviar a documentação exigida pelo IFRN, a partir das 8h do dia 19 de abril até às 17h do dia 23 de abril de 2021, exclusivamente via internet. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas