quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

UFRN e UFERSA no grupo das melhores

- Publicidade -

Jouse Azevedo – Repórter

O Ministério da Educação divulgou na tarde de ontem a relação do Índice Geral de Cursos (IGC) que avalia com conceito de 1 a 5 as instituições de ensino superior do país. Das 2.176 universidades e faculdades avaliadas, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido obtiveram IGC 4, e estão entre as 158 melhores do país. Das 683 instituições com conceito 1 e 2, considerado insatisfatório pelo MEC, oito são do RN.

“Observamos que a UFRN melhorou de uma maneira geral dentro da avaliação do IGC de 2010 para esse ano, que foi divulgado ontem. O nosso IGC permaneceu 4,  mas foi observado que no contínuo passamos de 341 para 349 pontos”, destacou o Pró-reitor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Adelardo Medeiros. O IGC engloba notas de 0 a 500, e os 349 pontos da UFRN remetem a nota 4 no IGC, segundo explicações de Adelardo Medeiros.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério da Educação, o Índice Geral de Cursos (IGC) é uma das medidas usadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas. O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória; abaixo de dois a atuação é insatisfatória. O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.

Segundo o Pró-reitor adjunto da UFRN todos os cursos da área da saúde que foram avaliados obtiveram notas excelentes no provão do Enade.   “Dos 13 cursos avaliados, cinco tiveram nota 5 no  provão. Foram eles Biomedicina, Farmácia, Medicina, Odontologia e Enfermagem do Campus Natal. Além disso,  o curso de Biomedicina obteve nota 5 no Enade e 5 no Conceito Preliminar de Cursos (CPC)”, observou o professor Adelardo Medeiros. Para  conquistar nota 5 no CPC o curso de Biomedicina foi bem avaliado em quesitos como instalações e infraestrutura, projeto pedagógico e o corpo docente.

Segundo o pró-reitor adjunto da UFRN fazer com que a instituição faça parte do grupo das melhores instituições do país requer muita dedicação dos administradores. Segundo ele toda a educação do Rio Grande do Norte depende de uma certa forma da UFRN. “Sempre que se inicia um ano letivo, buscamos identificar as áreas que precisarão de um ajuste ou melhoria para que a universidade mantenha o padrão de qualidade ou possa ultrapassá-lo”, explicou.

Segundo ele, a UFRN é responsável pela educação de todo o Estado, já que de lá saem os Mestres e Doutores que ensinarão nas demais instituições do RN, por esse motivo a meta é chegar ao IGC 5 nos próximos anos. As universidades do país que tiveram nota máxima no IGC apresentado pelo MEC são dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Santa Catarina, entre elas estão a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual de Campinas, ambas com IGC 5. As Universidades Federais do Ceará (UFCE) e de Pernambuco (UFPE) também foram avaliadas com IGC 4.

AVALIAÇÃO

No Rio Grande do Norte oito instituições tiveram IGC 2. As instituições que tiveram nota insatisfatória serão supervisionadas pelo Governo Federal. A assessoria de comunicação do MEC informou na tarde de ontem que as instituições que tiveram conceito 2 ou 1 não significa que todas as universidades podem fechar. Apenas que elas serão avaliadas e o podem ter que passar por mudanças na estrutura dos cursos para que passem a atingir a melhora da instituição no índice do IGC, como por exemplo reduzir o número de alunos nos cursos ou ter que contratar mais professores mestres e doutores.

QUALIDADE DO ENSINO
Índice Geral de Cursos das instituições de ensino superior no RN

Conceito 4 e 5 – BOM

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – IGC 4
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – IGC 4

Conceito 3 – RAZOÁVEL

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – IGC 3
Universidade Potiguar (UNP) – IGC 3
Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX) – IGC 3
Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN) – IGC 3
Faculdade de Natal (FAL) – IGC 3
Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (FANEC) – IGC 3
Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (FATERN) – IGC 3
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IGC 3

Conceito 1 e 2 – INSATISFATÓRIO

Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal – IGC 2
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Chisti –  IGC 2
Faculdade União Americana – IGC 2
Faculdade Câmara Cascudo – IGC 2
Faculdade do Seridó – IGC 2
Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias – IGC 2
Faculdade Católica Nossa Senhora das Neves – IGC 2
Faculdade Católica Santa Terezinha – IGC 2

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas