quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

UFRN espera mais de 100 mil visitantes na Cientec

- Publicidade -

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas durante a visitação aos quatro dias da 20ª Semana de Ciência e Cultura (Cientec) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que foi aberta, na manhã desta terça-feira (21), no auditório da Escola de Música. Durante a abertura, houve apresentações do Grupo Parafolclorico da UFRN e também do grupo Conexão, de Felipe Camarão, que fez homenagem ao Boi de Reis de Manoel Marinheiro. A feira ocorre até o dia 24 de outubro.

Segundo a reitora da UFRN, o grande público da Cientec será de crianças e jovens estudantes. Para ela, é uma forma de aproximar os jovens da instituição e despertar o interesse pela ciência. “Durante a feira, eles podem observar e se envolver com questões científicas. Muitos deles podem fazer aqui as escolas do futuro. É uma grande mostra do que fazemos para a sociedade norte-riograndense. Esse é o recado da Cientec, que temos conseguido um efeito multiplicador do conhecimento que nós construímos”, disse a reitora.

A reitora destacou que, além dos eventos culturais distribuídos em quatro polos, a parte científica terá 18 eventos, que eram espalhados durante o ano, mas agora foram concentrados o único evento “para atrair mais pessoas em todos os auditórios da UFRN”.

Palestra

O professor e escritor paulista Pedro Bandeira, 72 anos, com mais de 80 livros publicados e cerca de 23 milhões de exemplares vendidos, proferiu a conferência de abertura. Com o tema “Ler ou não ser”, ele enalteceu a importância de se oferecer o conhecimento à população.

“Por que o Brasil tem 514 anos e só há 20 tem-se essa Cientec? Isso é uma prova de que o Brasil só tem 20 anos. Nunca antes fomos tão democráticos, nunca tivemos acesso ao conhecimento, hoje isso é um simbolo de um Brasil novo, imagine o Brasil daqui a uma ou duas gerações, vamos dar um baile no mundo”, disse.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas