sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

UFRN está na Comissão do Futuro

- Publicidade -

Isaac Lira – Repórter

“Queremos discutir o futuro antes que o futuro nos discuta. Quero ver as pessoas discutirem ciência no Brasil como discutem futebol”. As palavras do neurocientista Miguel Nicolelis resumem o objetivo da Comissão do Futuro, criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e presidida pelo fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal. Ontem pela manhã, Nicolelis e o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, divulgaram o nome dos 21 membros da Comissão, entre os quais está a pesquisadora da UFRN, Selma Jerônimo, com importantes pesquisas na área da Saúde.

O ministro visitou as instalações do Instituto de NeurociênciaO convite para presidir a comissão, por parte do MCT para Miguel Nicolelis, já havia sido divulgado. Nos últimos dois meses, o neurocientista esteve em contato com cientistas e pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, ao redor do mundo para compor os membros da comissão. O resultado é um grupo interdisciplinar, com pessoas que atuam nas áreas de Filosofia, Matemática, Biologia, Física, Ciências Sociais, além de duas jornalistas, e sete pesquisadores estrangeiros.

A Comissão terá pelo menos duas reuniões anuais com a presença de todos os membros e mais duas reuniões com os pesquisadores brasileiros. O primeiro encontro será em abril. Nas reuniões, a exemplo do que acontece em países como Estados Unidos e Europa, será discutido o futuro da ciência no Brasil e no Mundo, como também a política de Ciência e Tecnologia brasileira.

O conceito parte da ideia que o Brasil tem o potencial para se tornar líder em áreas estratégicas, como a produção de alimentos, produção de energia limpa, estudos climáticos e a produção de medicamentos. “A partir disso, poderemos nos tornar um dos líderes em ciência em todo o mundo”, complementa o ministro.

Após o anúncio, Miguel Nicolelis apresentou ao ministro Aloizio Mercadante e à governadora Rosalba Ciarlini o trabalho desenvolvido pelo Instituo Internacional de Neurociências. Primeiramente, na sede do Instituto em Candelária. Em seguida, o grupo se deslocou até Macaíba, onde está sendo construído o Campus do Cérebro.

Comissão do futuro – Veja os nomes dos  21 pesquisadores convidados

Presidente:

Miguel Nicolelis, Duke University e nstituto Internacional de Neurociências de Natal

Membros efetivos:

– Alan Rudolph, biólogo, EUA

-Alexander Triebnigg, médico, Brasil

-Conceição Lemes, Jornalista, Brasil

-Débora Calheiros, Pesquisadora, Brasil

-Jon H. Kaas, Neurocientista, Vanderbilt University,  EUA

-Luiz A. Baccalá, Engenheiro, Brasil

-Luiz Belluzzo, Economista,  Brasil

-Mariano Sigman, Neurocientista,  Argentina

-Marilena Chauí, Filósofa, Brasil

-Mariluce Moura, Jornalista,  Brasil

-Mauro Copelli, Físico, Brasil

-Patrick Aebischer, Neurocientista, Suiça

-Ricardo Abramovay, Cientista Político, Brasil

-Robert Bishop, Cientista Computacional, EUA

-Ronald Cicurel, Matemático e Filósofo, Suíça

-Selma Jerônimo, Médica-UFRN, Brasil

-Stevens Rehens, Biólogo, Brasil

-Thereza Brino, Educadora em Tecnologia da Informação, Brasil

-Victor Nussenzweig, Médico, Brasil/EUA

-William Feiereisen, Cientista Computacional, EUA  

selma jerônimo

Segundo o currículo mantido pela pesquisadora na Plataforma Lattes do CNPq, Selma Jerônimo “possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1981), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1987) e doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (1994). Atualmente é Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora Visitante da Universidade de Iowa e Universidade da Virgínica, Estados Unidos. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: leishmaniose visceral, hanseníase e tuberculose”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas