sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

UFRN: formandos aumentam 28%

- Publicidade -

Roberto Lucena
repórter

Diferente do que ocorreu no restante do país, o número de formandos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) cresceu nos últimos anos. Entre 2011 e 2013, houve aumento na ordem de 28,40% na quantidade de alunos que deixaram a instituição com diploma nas mãos. No mesmo período, também houve acréscimo no número de matrículas e a taxa de desligamento reduziu em mais de 80%.
Proplan está implantando sistema de acompanhamento dos alunos para identificar quais as possíveis causas dos desligamentos
Na última terça-feira, dia 9, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em todo o país, os cursos de graduação presencial e a distância somam 7,3 milhões de estudantes matriculados em 32.049 cursos distribuídos em 2.391 instituições de ensino superior, públicas e privadas. Considerando o período 2003-2013, o número de ingressantes em cursos de graduação aumentou 76,4%.

A pesquisa apontou também que o número de formandos, no mesmo período, caiu pela primeira vez. A redução foi de 5,6% e aconteceu especialmente entre alunos de instituições privadas e em cursos a distância. Os dados do Censo mostram ainda que o número de formandos, em 2013, foi de 991.010, o que representa 59,4 mil concluintes a menos que no ano anterior.

O MEC e Inep ainda não divulgaram os dados referentes a cada Estado do país. A expectativa é que isso ocorra até o fim deste mês. No Rio Grande do Norte, há 185 instituições de ensino superior (IESs) em atividade distribuídas em 32 municípios. Destas, 4 são universidades, duas são centros universitários, um instituto federal (IFRN) e 22 são faculdades.

A maior IES do Estado é a UFRN e, segundo a Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral (Proplan), os números registrados na última década não acompanham os dados em nível nacional quanto à quantidade de formandos. A Proplan afirma que, na última década, houve crescimento neste índice. “A universidade vivenciou um momento de expansão com a oferta de novos cursos e aumento no número de vagas nas graduações já existentes”, contou o pró-reitor de planejamento e coordenação geral adjunto, Jorge Dantas de Melo.

Os dados disponibilizados pela Proplan, até o momento, referem-se apenas aos últimos três anos (2011-2013). Em 2011, a UFRN formou 3.035 alunos. Um ano depois, esse número saltou para 3.573 e, no ano passado, a universidade contabilizou 3.897 formandos. Aumento de 28,40%.

No último triênio, a UFRN registrou aumento no número de matrículas e redução na quantidade de desligamentos [veja info]. O último quesito chama atenção pela porcentagem registrada: 83,76%. Segundo Jorge de Melo, a Proplan está implantando um sistema de acompanhamento dos alunos para identificar quais as causas dos desligamentos destes. Ele contou ainda que o advento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) mudou a relação do aluno com as instituições. “Um mesmo aluno pode mudar de curso mais de uma vez. Ele faz a matrícula em um curso, mas no semestre seguinte está em outro. A mudança de instituição também acontece”, contou.

Os dados do Censo referentes a cada Estado serão conhecidos até o fim deste mês, mas a Proplan afirma que os números podem apresentar  diferenças. “Aqui, temos os números do Sigaa [Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas] que leva em conta o número de alunos no ato da matrícula. Os dados do Censo referem-se ao fim de cada semestre”, disse Jorge.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas