sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

UFRN inaugura instituto segunda

- Publicidade -

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e o cientista americano David Gross, Prêmio Nobel de Física em 2004, participam da inauguração do Instituto Internacional de Física (IIF) da UFRN na próxima segunda-feira, 24, às 9h. O evento contará também com a presença do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor Carlos Alberto Aragão Carvalho Filho, além de vários cientistas que participarão, em seguida, da Reunião do Comitê Científico do Instituto.

Criado em outubro de 2009, através de Resolução do Conselho Universitário (Consuni), o Instituto Internacional de Física tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico do País e, de forma particular, das regiões Norte e Nordeste. Contando com o apoio decisivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, a formação do Instituto de Física partiu da transferência, para seus quadros, de pesquisadores visitantes e pós-doutores do Centro Internacional de Física da Matéria Condensada da Universidade de Brasília (UnB).

O Instituto, que nesta segunda-feira ganha sede situada à Avenida Odilon Gomes de Lima, 1722, Capim Macio, dá o primeiro passo para um projeto mais amplo que consiste na expansão, a partir de 2011, de suas atividades para as demais áreas da Física Teórica: Partículas Elementares, Astrofísica e Cosmologia, Mecânica Estatística, Teoria de Campos e Teoria de Cordas.

A Reunião do Comitê Científico do Instituto será realizada durante dois dias, 24 e 25 de maio, no auditório da Reitoria. A abertura dos trabalhos será feita após a inauguração da sede do IIF, pelo reitor José Ivonildo do Rêgo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas