quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

UFRN promove a 2ª Semana de Jornalismo

- Publicidade -

Agência Fotec – UFRN
Gabriel Leite e Rebeca Souza

O Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove nos dias 23, 24 e 25 de maio a 2ª Semana de Jornalismo, cujo objetivo é discutir com os profissionais do jornalismo, professores e estudantes da área de comunicação a circulação de notícias falsas na internet.

Na 2ª edição da Semana de Jornalismo, o evento traz o tema Fake News e a era da pós-verdade

A 2ª edição da Semana de Jornalismo traz o tema ”Fake News e a era da pós-verdade”, com o intuito de analisar notícias falsas no ambiente jornalístico

Em sua segunda edição, o evento traz como tema “Fake News e a era da pós-verdade”, buscando refletir sobre a proliferação das falsas notícias no cenário jornalístico. Segundo Evandro Ferreira, um dos coordenadores da Semana, “é bom para o Departamento que passa a ter mais um grande evento como vitrine do curso, é excelente para o público externo que também pode participar das diversas ações do evento e melhor ainda para os alunos que também podem ter a chance de participar de todo o planejamento e execução da Semana de Jornalismo”, afirma.

Por meio de conferências, oficinas e mesas de debate, o evento abrangerá os novos formatos e novas linguagens no jornalismo. Milka Moura, aluna do 3º período de Jornalismo, declara que a semana é um evento muito importante para os alunos, tendo em vista que o curso não dispõe de muitas práticas. Dessa forma, a Semana supre uma necessidade que os discentes sentem em relação à graduação. “Participei da 1ª Semana de Jornalismo, que foi uma experiência gratificante. Por isso, me inscrevi para a segunda edição com a expectativa que seja ainda melhor”, diz Milka.

“Neste ano, temos praticamente o dobro de pessoas interessadas em participar da Semana de Jornalismo e fazer a diferença. A missão primordial é criar mais um capítulo dessa história, que espero que nunca tenha fim”, destaca Evandro, que participa pela segunda vez da coordenação.

O evento é aberto ao público geral e a maior parte das atividades ocorre no turno vespertino, com oficinas e minicursos. Além disso, a programação inclui mostra de documentários, exposição de fotojornalismo, oficinas de edição em vídeo, fotografia e escrita criativa. A programação noturna está reservada para a conferência de abertura, às 19h, na quarta-feira (23), com Cynara Menezes, responsável pela página Socialista Morena; ao Sarau Insurgências Poéticas na quinta-feira, e mesa redonda com a discussão do tema geral da semana: Fake News e a era da pós-verdade, na sexta-feira (25), às 19h.

Fake News é um termo usado para designar notícias falsas que circulam na internet. São informações noticiosas não verídicas, compartilhadas e veiculadas como se fossem verdadeiras, sobretudo nas redes sociais. Geralmente as Fake News envolvem nomes de personalidades famosas ou influentes na mídia, com o intuito de gerar polêmica e repercussão na web.

Para mais informações sobre o evento, acesse o site ou as redes sociais do evento: Semana de Jornalismo UFRN (Facebook) @semanadejornalismoufrn (Instagram).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas