sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

UFRN promove uma noite no museu

- Publicidade -

A programação da XV Semana de Museus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte incluiu uma noite no museu. O evento acontece hoje (20) no Museu Câmara Cascudo, das 14h às 22h. O evento terá a primeira feira de fotografia do museu, com fotógrafos renomados como Alexandre Santos, Canindé Soares, Carla Belke, Fernando Chiriboga, Pablo Pinheiro e Paulo Fuga. A feira vai ter vendas de livros, fotos, zines, quadros e às 19h terá um debate sobre fotografia.

Museu Câmara Cascudo funcionará neste sábado (20), das 14h às 22h, com extensa programação
Museu Câmara Cascudo funcionará neste sábado (20), das 14h às 22h, com extensa programação

Além d o encontro de vários fotógrafos, o Museu Câmara Cascudo vai promover uma festa com artistas da terra como o André Rangel, a Orquestra Potiguar de Clarinetes, o Opus Sinfonicus, a Companhia de Dança Remix e o poeta Gonzaga Neto, ou seja, além de participar de uma feira fotográfica com uma galera bem competente, o público ainda terá acesso a uma programação bem animada e a comidas variadas com um parque de food trucks. As bandas começam a partir das 18h.

Ontem, a palestra do professor de História da UFRN, Durval Muniz, sobre o “Sistema prisional: uma história de sucesso ou de fracassos”, abriu na noite da quinta-feira (18) no Museu Câmara Cascudo (MCC), a programação da XV Semana de Museus da universidade. Antes, a reitora Angela Maria Paiva Cruz saudou os participantes, colocando a preocupação com o avanço da violência em todos os níveis – social, econômico, psicológico, político e estético. Para a reitora, a tentativa de retirar direitos sociais adquiridos por parte da sociedade brasileira é uma das formas de provocar insegurança às pessoas.

Com o tema “Qual é a sua violência?”, a XV Semana de Museus vai até o próximo dia 21 deste mês e as atividades programadas se propõem a refletir sobre as diferentes formas de violência que afetam a sociedade potiguar. Exposições, visitas mediadas, palestras, debates, oficinas com especialistas de diferentes áreas de conhecimento, assim como exibição de produção cinematográfica e apresentações teatrais constam da programação, que prevê também atividades lúdicas para o público infanto-juvenil.

Este ano, a UFRN resolveu explorar o tema violência pelo fato de o Rio Grande do Norte ter sido palco de um dos massacres mais violentos dentro de presídios no país, e por pontuar nas últimas estatísticas como um dos estados mais violentos da Federação. A perspectiva da XV Semana de Museus é entender esse fato social para poder evitá-lo ou neutralizá-lo, disse Everaldo de Araújo Ramos, diretor MCC. Um destaque da Semana de Museus da UFRN é a exposição Liminares: novos olhares sobre o sistema prisional no RN.

Serviço
15ª Semana de Museus do Museu Câmara Cascudo
Dia: 20 de maio
Horário: 14h às 22h
Local: Museu Câmara Cascudo
Entrada franca

ACESSO
Av. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol – Natal/RN.

Pontos de referência: Em frente ao 16º Batalhão da Infantaria do Exército (antigo 16 RI) e ao lado do Aeroclube de Natal

O Museu Câmara Cascudo dispõe de estacionamento próprio, com vagas exclusivas para idosos e deficientes. Também é possível estacionar na Rua Pastor Jerônimo Gueiros.

A programação completa da Semana de Museus do Museu Câmara Cascudo pode ser acessada no site www.mcc.ufrn.br e na página do evento no Facebook:
https://www.facebook.com/events/104854736757929/.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas