sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

UFRN recebe o Arduino Day 2019

- Publicidade -
Victória Alves e Gabriel Leite – Agência Fotec/UFRN

Considerada a maior Feira Colaborativa de robótica do mundo, o Arduino Day é uma celebração mundial do aniversário da plataforma Arduino. O evento reúne pessoas com o intuito de compartilhar conhecimento, aprender mais sobre a plataforma de código aberto, dar oportunidade para quem tem interesse na área, por meio de palestras e oficinas de introdução à programação, assim como dar introdução às pessoas interessadas em conhecer o arduino e outros temas da tecnologia.

“A plataforma arduino ajuda aos alunos ter contato com mecanismos da eletrônica e programação na prática e, por meio do Arduino Day, eles podem ter essa aproximação através de cursos e uma série de workshops e palestras durante o evento”, enfatiza Luiz Felipe, coordenador do Arduino Day 2019 – Natal/RN.

UFRN recebe o Arduino Day 2019
Em 2018, 529 eventos foram realizados em todo o mundo e a expectativa para o ano de 2019 é de 550 eventos e Natal está entre as cidades confirmadas. Neste ano, será abordada a plataforma como meio de explorar a criatividades e as formas de “pensar fora da caixa”, na qual os jovens brasileiros exploram em seu cotidiano e o lema do Arduino Day 2019 será: “A revolução maker”. 

Na capital potiguar, o Arduino Day será realizado a partir da iniciativa do Grupo de Integração Maker (GIM) e ocorrerá na Escola de Ciências e Tecnologias (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no dia 16 de março, a partir das 8h30. O evento será aberto ao público. A inscrição para o público geral e da UFRN é simples e basta acessar o neste link. No entanto, caso queira obter certificado de participação, você precisará se inscrever no SIGAA através do link e também fazer check-in e check-out no dia do evento. Além disso, as inscrições para participar das oficinas podem ser feitas no hall da ECT até sexta-feira (15/03) ou no dia do evento, com uma contribuição de R$ 10,00 para custear o material.
Grupo Integração Maker
O GIM é um grupo interdisciplinar com foco em computação, mecatrônica e eletrônica. O principal objetivo é compartilhar conhecimento e ajudar as pessoas das engenharias que estão no início do curso sem a prática necessária. O GIM é membro da comunidade Maker, uma sociedade cujo objetivo é se ajudar e tentar fazer suas atividades e projetos por si mesmos.

Plataforma Arduino
O Arduino tem a finalidade de elaborar um dispositivo que, em princípio, fosse barato, funcional, fácil de programar e, dessa forma, acessível a estudantes e projetistas amadores. Foi adotado o conceito de hardware livre, o que dá capacidade de qualquer um poder montar, modificar, melhorar e personalizar o Arduino, partindo do mesmo hardware básico, com suas propriedades personalizadas.

“Quando se vê eletrônica hoje, você pode substituir por uma placa. Hoje em dia já existe muitos micro-controladores embutidos em qualquer dispositivo de eletrônico. Ou seja, se você olhar dentro da televisão, existe uma placa com uma função de micro-controlador, que é justamente o arduino. Então, nós conseguimos programar qualquer coisa e colocar uma placa eletrônica ali dentro”, destaca o coordenador do Laboratório de Automação e Robótica de ECT da UFRN, Orivaldo Santana. 

O que fazer com o Arduino
Você sabia que, há 10 anos, para construir qualquer equipamento eletrônico precisava-se conhecer muito de eletrônica? Pesquisadores da Itália conseguiram criar um kit didático para estudar e construir projetos de eletrônica. A grande vantagem desse kit é que consegue acoplar a programação. Toda aquela estrutura de engenharia que precisava-se conhecer para construir um circuito passou a ser simplificado porque ficou na programação. Dessa forma, a plataforma arduino tem uma importância muito grande na parte de construção de protótipos, sobretudo na de eletrônica. 

Um exemplo de como utilizar essa ferramenta é no desenvolvimento de um controle de portas. Ou seja, para fazer uma fechadura inteligente, na qual aperta um botão e a fechadura abre. “A liberdade geral de construir com o arduino é grande. Por isso, há muitos críticos, sobretudo aqueles da parte da engenharia mesmo, da parte técnica e da parte teórica, criticam a plataforma porque ela te dá acesso demais”, afirma o professor Orivaldo Santana.

Com o arduino você tem a liberdade de fazer estudo de qualquer dispositivo eletrônico, conhecendo um pouco das características desses dispositivos. “É incrível, pois dá acesso a esse conhecimento a muito mais pessoas e acredito que o conhecimento tem de ser o mais difundido possível, ele tem de quebrar essas barreiras”, conclui Orivaldo.
Programação
Auditório D – ECT
8h30 – Micro-controladores para o sensoriamento corporal e healthcare
9h30 – Automação para resolução de problemas e empreendedorismo universitário
10h30 – Robótica educacional a distância
13h30 – Introdução à impressão 3D
14h30 – Utilizando Arduino para analisar atenção em estudantes durante aulas
15h30 – Conectando a mente com um Arduino
16h30 – Competição de robôs

Auditório E – ECT
8h30 – Internet of Things
9h30 – Aplicações com Arduino em escolas de ensino médio
10h30 – Smart Automation Using Internet of Things e Projeto um robô por aluno
13h30 – Desenvolvimento de algoritmos visuais de localização e mapeamento para veículos autônomos inteligentes
14h30 – Introdução à aquisição e pré-processamento de sinais biomédicos com Arduino
15h30 – Sistemas embarcados voltados para a segurança de mulheres

Auditório F – ECT
8h30 – Planejamento de trajetória robótica
9h30 – É possível aprender jogando?
10h30 – Entrei no mundo do desenvolvimento de software e agora? + Empreendedorismo
13h30 – Data Science
14h30 – O que está por trás do sucesso do Arduino?
15h30 – Ramo estudantil IEEE: o que é? Quem somos? O que fazemos? Projetos futuros.

Oficinas
Sala 6 (8h30 – 10h10) –  Arduino Básico – Turma 1
Sala 6 (10h20 – 12h) – Introdução a Python
Sala 6 (13h – 14h40) – Arduino Básico – Turma 2
Sala 7 (13h – 14h40) – Introdução à visão computacional 
Sala 6 (14h50 – 16h30) – Arduino intermediário
Sala 7 (14h50 – 16h30) – Automação inteligente Salo T

Exposição
Sala 5 (8h – 17h)






- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas