quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

UFRN terá curso de Ciências Climáticas

- Publicidade -

No começo deste mês, a Universidade Federal do RN recebeu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, órgão do Ministério da Educação responsável pelos programas de pós-graduação nas universidades públicas do Brasil, para a implantação de um programa de pós-graduação em Ciências Climáticas (PPGCC). A pós-graduação será realizada pela UFRN em parceria com o Centro Regional Nordeste do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe/RN)

A mudança climática é um desafio preocupante, principalmente para os gestores públicosO curso oferecido pela universidade será o pioneiro no país a trabalhar com as questões das mudanças climáticas que vem atingindo todo o mundo. De acordo com o professor do Departamento de Física da UFRN e coordenador do PPGCC, Francisco Alexandre, discussões recentes a respeito de mudanças climáticas tem levado vários países a investir na qualificação de pesquisadores para trabalhar na investigação das causas dessas mudanças que trazem implicações científicas, tecnológicas, econômicas e sociais onde ocorrem de forma mais agressiva.

“A mudança climática é um desafio preocupante para a humanidade de um modo geral, e mais especificamente para os gestores públicos, tendo em vista todas as implicações citadas  tecnológicas, sociais, e outras relacionadas de modo menos direto”, citou Alexandre.

De acordo com o professor de física, mudanças bruscas no clima, que fogem do comportamento esperado e que tem sido registradas em vários lugares no mundo como chuvas intensas que causam inundações e ventos muito fortes serão os principais objetos de estudo dos pesquisadores formados através do curso de pós-graduação PPGCC.

O curso é voltado para pesquisadores com formação de doutorado que possam dar contribuições importantes para o esclarecimento dessas questões aprofundando a compreensão sobre o comportamento do clima baseado em diversas outras áreas do conhecimento científico.

O estudo do clima no planeta terra é realizado através da observação do comportamento da atmosfera e dos oceanos e da inter-relação entre ambos, chamada cientificamente da interação oceano-atmosfera.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas