UFRN terá oito atividades na Mini reunião virtual da SBPC

Publicação: 2020-07-12 00:00:00
A+ A-
José de Paiva Rebouças
Agecom/UFRN

Pelo menos oito atividades envolvendo pesquisadores da UFRN estão confirmadas na Mini Reunião Anual Virtual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que se estende de 12 a 24 deste mês. Devido à pandemia do novo coronavírus, a SBPC teve que adiar sua 72ª Reunião Anual, prevista para ocorrer no período de 12 a 18 deste mês, na UFRN. Realizado ininterruptamente desde 1949, o maior evento científico da América Latina precisou ser adiado por conta da pandemia de coronavírus, ainda com nova data a definir. 

Créditos: Tiago RochaJosé Daniel Diniz, Reitor da UFRNJosé Daniel Diniz, Reitor da UFRN

O reitor José Daniel Diniz participa da abertura neste domingo (12), em conferência às 18h30, com a presença do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, e do Ministro de Ciência Tecnologia e Inovação (CTI), Marcos Pontes. O momento conta com conferência do professor Sérgio Mascarenhas de Oliveira, professora da USP e presidente de Honra da SBPC. Essa atividade pode ser acessada no canal do YouTube da SBPC.
Na segunda-feira (3), a professora Selma Maria Bezerra Jeronimo, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN), coordena o painel “A situação da Pandemia da covid-19” que vai ao ar às 12h. Participam do momento Paulo Hilário Nascimento Saldiva (IEA/USP), Daniela Barretto Barbosa Trivella (CNPEM), Marcelo Amato (USP) e Estevão Portela Nunes (Fiocruz).

Os WEBMinicursos acontecem em dois momentos. No primeiro, os interessados têm acesso a uma plataforma com uma série de aulas gravadas que podem ser acessadas durante uma semana. O segundo momento é uma conferência ao vivo em datadas e horários distintos com os ministrantes.
No dia 20, às 8h, os professores José Dias do Nascimento Jr. e Leandro Almeida, do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE/UFRN), e Wladimir Lyra (New Mexico State University, USA) discutem sobre “Modelos físicos-matemáticos no enfrentamento da covid-19”. O curso é focado no público não especializado em epidemiologia e modelos e tem como objetivo preencher uma lacuna significativa no entendimento deste formalismo tão importante no momento atual. 

No mesmo dia, às 14h, os mesmos pesquisadores apresentam a aula presencial “Introdução evolução estelar e exoplanetas”. O minicurso é focado no público geral interessado em Astronomia e, particularmente, nos atuais avanços da Evolução e Estrutura estelar e busca por Exoplanetas. Na introdução, serão discutidos os aspectos observacionais e teóricos da astrofísica e os aspectos fundamentais da Teoria da evolução estelar, assim como da formação dos planetas no nosso sistema solar e dos exoplanetas. 

No dia 22, às 8h, os neurocientistas do Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN, Sidarta Ribeiro, Kerstin Schmidt e Claudio Queiroz, apresentam a aula ao vivo “Compreendendo o cérebro”. Neste curso, o cérebro será apresentado para não-especialistas através de três perspectivas distintas que funcionarão como pequenas, mas eficazes janelas para abrir horizontes na imensa complexidade neural. 

Às 14h, o professor José Luiz de Attayde, do Departamento de Ecologia da UFRN, se junta aos professores Daniel Caixeta Andrade (UFU) e Maria Amélia Rodrigues Enríquez (UFPA) para discutir sobre “Desenvolvimento e sustentabilidade: uma visão econômico-ecológica”. O minicurso aborda as crises socioambientais contemporâneas e o Antropoceno, capitalismo, meio ambiente e sustentabilidade. Traz ainda para a conversa o tema da evolução institucional da ideia de sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

No dia 23, às 11h, a pesquisadora Natalia Bezerra Mota, do Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN, aborda a “Análise computacional da linguagem”. Este curso pretende apresentar as ferramentas computacionais criadas pelo grupo da pesquisadora para diversos fins linguísticos como, por exemplo, predizer o desenvolvimento da leitura e da fala em crianças.