UFRN vai sediar em junho o maior evento brasileiro de extensão universitária

Publicação: 2018-03-11 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Elis Lopes e Maria Luiza Guimarães 
Agência Fotec/UFRN

No ano em que celebra 60 anos de atividades, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte prepara-se para sediar o 8° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que tem como objetivo discutir os desafios e potencialidades da extensão universitária brasileira. A expectativa é receber cerca de 4 mil participantes. O congresso ocorre entre 28 e 30 de junho, dentro da programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec), sendo aberto a estudantes dos níveis médio-técnico, de graduação e pós-graduação, graduados e profissionais, técnicos administrativos e professores de todas as instituições de ensino superior do Brasil, públicas e privadas.

UFRN Concurso tem vagas para níveis fundamental, médio e superior

O Pró-reitor adjunto de Extensão da UFRN, Breno Cabral, destaca a satisfação em sediar um evento de tal abrangência no ano em que a Universidade comemora o seu 60º aniversário: “É muito importante para a UFRN, principalmente, nesse ano em que a gente completa 60 anos de serviços prestados à comunidade do Rio Grande do Norte. A Universidade vai estar em festa por receber o maior evento de extensão do país”. Cabral acrescenta que a expectativa é receber participantes de todo o Brasil, mesmo num período de crise nacional.

Com o tema “Extensão e Sociedade: Contextos e Potencialidades”, o congresso contará com uma variada programação em sua 8ª edição, incluindo oficinas, mesas-redondas, conferências, comunicações orais e sessões de pôsteres nas áreas temáticas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde e trabalho.

As inscrições podem ser realizadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), acessando a área de Sigeventos e efetuando um cadastro (ver box). As taxas para participação variam de R$ 40 a R$ 200, de acordo com o tipo de inscrição e passam por um reajuste após o dia 30 de março.

Os interessados em apresentar projetos podem submeter os trabalhos através do Sigeventos. A previsão é que cerca de 3 mil projetos sejam apresentados durante o congresso, cujo objetivo é facilitar a discussão e a troca de ideias, resultados e experiências entre os participantes, e pôr em destaque a extensão como campo de produção de conhecimentos e transformação social no contexto socioeconômico e político atual.

Dez mesas-redonda já foram confirmadas até o momento, entre elas: "Água e sustentabilidade"; "Direitos Humanos: para que e para quem?"; "Extensão: internacionalização e interiorização"; “Condições atuais de trabalho”; “Cultura, universidade e transformação social”; “Democratização da informação”; “Tecnologias sociais e seus impactos”, entre outras. A programação completa será divulgada após a avaliação dos trabalhos submetidos ao congresso.

O que é Extensão Universitária?
Conceituada como uma interação entre a universidade e a comunidade na qual está inserida, a extensão universitária consiste em um troca de aprendizagem: a universidade aprende com a comunidade e a comunidade aprende com a universidade. Por meio das atividades de extensão, a comunidade externa à universidade tem a oportunidade de construir conhecimentos e experiências em parceria com os estudantes, técnicos e professores das instituições de ensino superior, o que contribui para a socialização do saber e a democratização do acesso aos serviços prestados pelos institutos de ensino.

Além de propiciar um vasto campo de aprendizado, esse exercício de socialização  possibilita aos estudantes o desenvolvimento de pesquisas sobre assuntos debatidos com a comunidade. A relevância da extensão universitária pode ser resumida em um provérbio chinês datado de 4 mil anos A.C.: "Se decoro, esqueço;
se vejo, lembro-me; se faço, aprendo”.

Serviço
8° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU)
28 a 30 de junho de 2018
Onde: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Como se inscrever:
Acessar a área de Sigeventos, no Sigaa e cumprir os seguintes passos:            
1)Acessar o Sigeventos e realizar o seu cadastro;
2)Clicar em Participantes> Inscrições > Realizar uma nova inscrição;
3)Clicar no ícone referente à realizar inscrição;
4)Caso deseje submeter trabalhos, visualizar passo a passo na aba Submeter Trabalho;

Participantes, pareceristas, avaliadores e demais interessados, podem obter mais informações sobre prazos e taxas em:
http://sigeventos.ufrn.br/eventos/public/evento/CBEU2018/pagina/valores-

Para tirar dúvidas ou obter mais informações, interessados podem ligar para (84) 33422272, enviar e-mail cebeurn@gamil.com, ou procurar Campus Universitário da UFRN. Prédio da Reitoria. 1º andar. Assessoria Técnica da PROEX.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários