quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Um artista de muitas faces

- Publicidade -
Alex Medeiros

Ele completa 70 anos hoje, dia 4. Não está tão velho no aspecto temporal; tem umas duas décadas a menos do que muitos grandes nomes do cinema ainda em atividade. Mas no âmbito laboral, ele tem um talento moldado no atavismo de um pai ator e de uma mãe escritora. Estou falando do ator Jeff Bridges, um cara de mil faces que encarna os mais distintos personagens sem, no entanto, deixar transparecer suas próprias características, físicas ou emocionais.
Bridges, assim como Al Pacino, Robert De Niro, Dustin Hoffman, Jack Nicholson, Gene Hackman, Johnny Deep, Anthony Hopkins e Andy Garcia, consegue ocultar os trejeitos pessoais e o conjunto do semblante e olhar quando veste a fantasia de um personagem. O que considero o ponto alto na arte da interpretação, no cinema, no teatro ou na televisão. Keanu Reeves, por exemplo, é um bom ator, mas quase nunca cria um andar distinto do seu.
Foi por isso e pelo conjunto da obra que o Globo de Ouro do ano passado homenageou Jeff Bridges com o Prêmio Especial Cecil B. DeMille, entregue anualmente pela Associação de Imprensa Estrangeira que atua em Hollywood.
Hoje acumulando a função de produtor, ele começou a carreira aos 22 anos, dividindo protagonismo com a também estreante Cybill Shepherd (famosa com Táxi Drive e A Gata e o Rato) no drama A Última Sessão de Cinema, em 1971.
Meher Tatna, que presidiu o prêmio, disse que o ator “captura os corações e mentes do público em todo o mundo há mais de seis décadas”. Como em 2010, quando ganhou um Globo de Ouro e um Oscar por Bravura Indômita.
Antes, ele teve indicações em 1984 pela atuação em Starman – O Homem das Estrelas; em 1992, com O Pescador de Ilusões; em 2001, no thriller A Conspiração; e em 2017, pela grande atuação no western A Qualquer Custo.
Sua carreira é repleta de múltiplos perfis. Ele está em King Kong, a versão de 1976 que consagrou Jessica Lange; na comédia O Guarda Costa, do mesmo ano, paquerando Sally Field; e na ficção Tron – Odisseia Eletrônica, de 1982.
Nos anos 80 e 90, adquire musculatura profissional com destaque em Meu Adorável Fantasma (1982), Paixões Violentas (1986), Susie e os Baker Boys (1989), Texasville (1990), O Silêncio do Lago (1993), Contagem Regressiva (1994), O Espelho tem duas Faces (1996) e O Grande Lebowski (1998).
Entrou o terceiro milênio com A Conspiração (2000) e emprestou seu peso em produções como Alma de Herói (2003), colocou voz em Tá Dando Onda (2007), foi vilão em Homem de Ferro (2008) e ganhou um Oscar no drama Coração Louco (2009).
Desde então tem sido elogiado e cultuado pelas sequentes atuações em Agentes do Além (2013), O Doador de Memórias (2014), O Sétimo Filho (2015), O Pequeno Príncipe (2015), A Qualquer Custo (2016) e Kingsman – O Círculo Dourado (2017). Longa vida a esse monstro da sétima arte.
Denúncia
Antonio Palocci citando a governadora Fátima Bezerra como beneficiária das doações ilegais da construtora Camargo Correa em 2010 remete a 2014, quando a campanha do Senado contou com generosas ajudas da Engevix.

Mensalão
O envolvimento do PT potiguar nos benefícios do mensalão durante os governos de Lula e Dilma não é novidade. O problema é que se fez vista grossa sobre quem siceroneava o tesoureiro Delúbio nas vindas a Natal.

Fenômeno
Com pouco mais de um ano criado, o partido espanhol Vox, anti-socialista radical, surpreendeu ganhando muitas cadeiras no Parlamento e já assumindo governos em metade das províncias do país. O líder é Santiago Abascal.

Sexo e crianças
Após campanhas feministas e lgbts, escolas primárias da Inglaterra adotaram aulas sobre gays, lésbicas e transgêneros para crianças de até 5 anos. O governo, entretanto, garantiu o direito dos pais de retirarem os filhos das salas.

Clarice
Faltando um ano para o centenário de nascimento de Clarice Lispector, a editora Rocco prepara o relançamento dos 18 livros da escritora, com projeto gráfico e Victor Burton e nas capas uns recortes das telas pintadas por Clarice.

Morte e Vida
“Da morte, surge a vida e a vida suga sua força de tudo o que pode luzir, mover-se e amar. Ou aceitar essa vida que, estranhamente, se impõe”. Aspas de Josimey Costa no livro recém-lançado “Entre Vislumbres e Letras”.

Futebol Europa
Hoje à tarde tem o derby da cidade dos Beatles, Liverpool x Everton. A Premiere League segue com Manchester United x Tottenham e Chelsea x Aston Villa. E na França se enfrentam PSG x Nantes e Saint-Etienne x Nice.

Brasileirão A
Após 19h: Athletico PR x Santos, Atlético MG x Botafogo, São Paulo x Internacional, Ceará x Corinthians, Fluminense x Fortaleza. Os dois times cearenses em lutas distintas, um pra não cair, outro pra subir entre os grandes.

Supremo recado Do jornalista Miranda Sá: “Não é por acaso que já não se dá crédito à Justiça. As manifestações de rua deveriam influenciar na realidade das evidências judiciárias que favorecem o crime. As multidões refletem a opinião pública e deveriam derrubar a ditadura da meia dúzia que se arvora dona da verdade com suas próprias mentiras
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas