sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Um baladeiro rindo à toa

- Publicidade -

MÚSICA - Apesar de colecionar sucessos, Guilherme Arantes lança “Lótus”

Toda vez que vem a Natal, Guilherme Arantes conquista o que pouca gente conseguiu este ano no projeto Seis & Meia: levar um público duas vezes maior que a capacidade do Teatro Alberto Maranhão. Prova disso é que sempre que o pai de “Planeta Água” desembarca na cidade, a produção do evento se vê obrigada a abrir outra sessão. Apostando no carisma do carioca, o projeto Seis & Meia de hoje volta a convocar o público para duas doses de Guilherme Arantes, que vem divulgando “Lótus”, seu mais novo CD. A previsão é de casa cheia. Em relação às edições anteriores, o preço dos ingressos subiu. As senhas estão sendo vendidos na bilheteria do TAM e na Potylivros (Orla Sul) aos preços de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (estudantes, idosos e professores).        

A preliminar fica por conta do potiguar Manassés. Os shows começam a partir das 18h30 no Teatro Alberto Maranhão. O Seis & Meia é uma promoção do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto.

O crítico Rodrigo Faour disse certa vez que, se cantasse em inglês, Guilherme Arantes seria milionário, pois seus grandes sucessos, com o teclado à la Elton John em primeiro plano, provavelmente seriam cantados em todo o mundo. Mesmo restrito ao Brasil, Arantes foi um grande vendedor de discos na primeira metade dos anos 80 e hoje ainda colhe os louros com uma legião de fãs que só se renova. No ano passado, ele passou pelo Seis e Meia arrastando uma platéia lotada em duas sessões.

Além de cantor e compositor, Guilherme Arantes é arranjador. Ao piano, dizem que o autor de “Planeta Água” dá melodia até para bula de remédio.

Lançando o primeiro disco em quatro anos, Guilherme Arantes apresenta uma coleção de 12 canções inéditas. A gravadora Som Livre está lançando também um especial da série ‘Intimidade’, CD e DVD com Guilherme Arantes e banda tocando no maior ‘clima’, no estúdio de sua casa.

De forma descontraída, a apresentação é um desfile de grandes sucessos dos seus mais de 25 anos de carreira: tem ‘Planeta Água’, hino ecológico de 1981, muito antes do meio ambiente virar moda entre os descolados de plantão; ‘Cheia de Charme’, favorita daqueles que tinham um desejo enorme de se aventurar pelos anos 80; ‘Meu Mundo e Nada Mais’, da trilha da novela ‘Anjo Mau’, o primeiro dos muitos sucessos de Guilherme Arantes no horário nobre; ‘Lindo Balão Azul’, que leva os ouvintes de todas as idades numa viagem no tempo; e mais ‘Deixa Chover’, ‘Lance Legal’, ‘Coisas do Brasil’, ‘Pedacinhos’, ‘Brincar de Viver’… é ‘hit’ que não acaba mais.

Biografia

Arantes aprendeu a tocar piano aos seis anos de idade. Iniciou sua carreira profissional em 1969, com o conjunto de rock progressivo “Moto Perpétuo”, com o qual gravou um LP em 1974, registrando nove músicas de sua autoria.

Em 1976, deixou o grupo e partiu para carreira solo, lançando o LP “Guilherme Arantes”, com destaque para a balada pop romântica “Meu mundo e nada mais”, incluída na trilha sonora da novela “Anjo mau” (Rede Globo). Os discos seguintes foram “Ronda noturna” (1977) e “A cara e a coragem” (1978).

Em 1979, participou do “Festival 79”, promovido pela extinta TV Tupi, com a música “Estatísticas”, lançada em compacto simples pela WEA. Nesse ano, lançou mais um LP intitulado “Guilherme Arantes”.

Lançou, em 1980, o LP “Coração paulista”. No ano seguinte, participou do festival “MPB-Shell”, com “Planeta água”, música de temática ecológica que, embora fosse a favorita do público, obteve a segunda colocação no evento que teve como vencedora a canção “Purpurina” (Jerônimo Jardim). A música foi bastante executada nas rádios.

Ainda na década de 1980, lançou os LPs “Guilherme Arantes” (1982), “Ligação” (1983), “Despertar” (1985), “Calor” (1986), “Guilherme Arantes” (1987) e “Romances modernos” (1989), emplacando outros sucessos, como “Lindo balão azul”, incluído, em 1982, na trilha sonora do especial infantil “Pirlimpimpim” (Rede Globo), e “Cheia de charme”, em 1985.

Entre seus principais intérpretes estão Elis Regina, Zizi Possi, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Cláudia Telles, Eliete Negreiros, MPB-4, Quarteto em Cy, Emílio Santiago, Flávio Venturini, Claudette Soares, Ronnie Von, Vanusa, Fábio Jr., 14 Bis, A Cor do Som, Leila Pinheiro, Sandra de Sá, Vanessa Barum, Patricia Marx, Luiz Caldas e Angélica, entre outros artistas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas