Um balanço WSA 2019, a maior feira de vinhos da América Latina

Publicação: 2019-10-18 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A segunda edição da WSA – Wine South América, considerada a maior feira de vinhos da América Latina, deixou um saldo positivo para o setor vitivinícola, reunindo mais de 300 marcas expositoras, e atraindo um público de mais de 6.600 visitantes de todos os estados brasileiros e mais 21 países, consolidando-se como o maior evento do vinho do Brasil.  A edição 2019 aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de setembro último, no Espaço Fundaparque, em Bento Gonçalves, RS, e surpreendeu a todos que pensavam que apenas na cidade de São Paulo, centro financeiro do país, uma feira de vinhos ganharia expressão internacional.

Wine South América teve dezenas de degustações e rodadas de negócios
Wine South América teve dezenas de degustações e rodadas de negócios

Superando todas as expectativas na opinião unânime de profissionais do setor, a WSA consolida-se, já no segundo ano, como uma feira relacionada aos negócios do setor vitivinícola, e sem dúvida a edição 2020, já em planejamento, promete ser ainda mais grandiosa e rica de possibilidades para expositores, profissionais, compradores e para o produtor brasileiros, que teve presença expressiva e ocupou lugar de destaque no salão. Um bom momento para as empresas que buscavam parceiras na feira foram as rodadas de negócios que aconteceram nos dias 26/ 27 pela manhã, com o propósito de aproximar compradoras produtores. Para os profissionais do segmento, mais de 1.000 experts em vinhos, digital influencers e apreciadores, a feira foi uma experiência superpositiva com MasterClass diversas, abordando os mais inusitados temas, como a que apresentei no dia 26 às 16 horas com vinhos franceses da Occitânia inéditos no Brasil. E para além do vinho, houve exposição de azeites, destilados, insumos, acessórios e serviços relacionados ao vinho que caracterizaram a WSA como um verdadeiro show para o segmento do vinho no Brasil. Sem dúvida um evento que marcou o segmento entrará para o calendário de eventos do vinho no país. Que venha 2020. 

Resultado do 10 Star Wines da WSA
Como é de praxe em toda feira, a WSA – Wine South América, elegeu também, através de um competente júri, o seu Top Tem (os 10 melhores vinhos), denominado de 10 Star Wines. Veja na sequencia os vencedores desse certame. Melhor Espumante Moscatel: Quinta Don Bonifácio 2019 (Quinta Don Bonifácio - Brasil); Melhor Espumante Doce: Garibaldi Moscatel 2019 (Vinícola Garibaldi - Brasil); Melhor Espumante Brut: Salton Gerações Brut Azir Antônio Salton Edição Limitada (Vinícola Salton – Brasil); Melhor Espumante Brut Rosé: Ponto Nero Brut (Domno do Brasil - Brasil); Melhor Vinho de Sobremesa: Distinto 2019 (Vinícola Don Affonso – Brasil); Melhor Vinho Tinto Importado: 1907 Malbec 2018 (Bodega Mendoza Vineyard – Argentina); Melhores Vinhos Tintos Brasileiros: Casa Valduga Villa Lobos C. Sauvignon 2012 (Casa Valduga - Brasil), Miolo Single Vineyard Touriga Nacional 2018 (Vinícola Miolo - Brasil) e Santa Rita Pinot Noir 2017 (Fazenda Santa Rita - Brasil); Melhor Vinho Rosé: Miolo Seleção Rosé 2018 (Vinícola Miolo - Brasil); Melhores Vinhos Brancos: Pizzato Legno Chardonnay 2018 (Vinícola Pizzato -  Brasil) e Zanotto Sauvignon Blanc 2019 (Vinícola Campestre – Brasil). Todos disponíveis no mercado brasileiro.

Visita Técnica Vitivinícola ao Vale do São Francisco
Considerado um dos mais importantes polos vitivinícolas do Brasil, o Vale do São Francisco, situado entre o sertão de Pernambuco e o Norte da Bahia, ocupa uma área de 10 mil hectares de vinhas entre os municípios de pernambucanos de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Casa Nova, e é responsável por 99% de toda uva de mesa exportada pelo Brasil, e pela produção de 7 milhões de litros de vinhos por ano. Uma árida paisagem transformada pelas águas do velho Chico (Rio São Francisco). Nos dias 24 a 27 próximos eu estarei retornando a esta região para descobrir as novidades que são sempre uma constante no universo do vinho.







continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários