Um balcão cervejeiro pra chamar de seu

Publicação: 2017-09-15 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Uma cerveja fácil de beber, que harmonize com o clima natalense e as atuais demandas de qualidade exigidas das cervejas artesanais: assim foram abertas as portas e torneiras da cervejaria Raffe, inaugurada semana passada, e que acrescentou mais um ‘blend’ de sabores à incipiente indústria cervejeira potiguar. Instalada em Candelária, a empresa deseja que os apreciadores expandam seus horizontes logo no primeiro gole.

Por enquanto, a produção é servida em formato chope
Por enquanto, a produção é servida em formato chope

A Raffe por enquanto é servida só em formato de chope. As versões em garrafa estão previstas para daqui a dois meses. A cervejaria conta um maquinário capaz de produzir até cinco mil litros de cerveja por mês – número que poderá ser ampliado a partir da demanda. “Nossa cerveja foi criada com o objetivo de oferecer algo acima da média nesse mercado, e acho que conseguimos”, afirma Fernando Nóbrega, idealizador junto com os sócios Adriano Miranda e Raul Souza.

A cerveja pode ser consumida em algumas lojas especializadas da cidade (Paddy’s, Emporium, Mestre Cervejeiro, Estação do Malte e Saloon) ou no próprio local, em dias determinados. A empresa conta com um espaço para degustação que comporta até 50 pessoas. Essa área está disponível às sextas (18 às 22h) e sábados (10 às 16h) – sendo que excepcionalmente neste sábado não abrirá ao público, devido a um curso de embutidos artesanais.

O fim de semana também proporciona ao cliente conhecer a cervejaria, as estruturas da fabricação, e depois degustar as produções. A Raffe conta atualmente com quatro rótulos fixos à disposição: Nísia (ao estilo belga, leve e refrescante com notas cítricas), Mars Rover (estilo amber ale, notas de caramelo e cítricas), 084 (alaranjada, leve e de amargor médio), e a Ponta Negra (escura, tipo irish stout, cremosa).

Leve o growler
Outros quatro rótulos, sazonais e limitados, também estarão presentes para degustação. A “tasting room” da Raffe também serve alguns petiscos de bar, e tem parceria com a Gourmet Burger. O cliente tem a opção de levar a cerveja pra casa através do ‘growler’, um recipiente (de 1 litro), criado especialmente para isso.
Adriano, Raul e Fernando criaram a Raffe em casa. Cada um produzia sua cerveja de forma individual, quando resolveram unir ideias
Adriano, Raul e Fernando criaram a Raffe em casa. Cada um produzia sua cerveja de forma individual, quando resolveram unir ideias

A ideia para a Raffe nasceu nas casas dos sócios, cada qual produzindo sua própria cerveja artesanal. Adriano fazia desde 2011. Fernando e Raul, a partir de 2013. Eles são da primeira geração de natalenses adeptos da cerveja artesanal que resolveram fazer sua própria bebida de qualidade.

“A cervejaria era um plano antigo que só agora a gente resolveu tirar do papel. A gente foi das panelas do hobby cervejeiro para as tinas profissionais que estavam surgindo em Natal. Misturamos conhecimentos cervejeiro e técnicos, criatividade, e um punhado de loucura nesse projeto”, diz Fernando. Apesar das poucas cervejas à disposição, no “papel”, tem muito mais. “Há muitas pra fazer! Vamos fazendo e testando aos poucos. Sempre teremos algo novo pra oferecer”, conclui.

Serviço:
Raffe Cervejaria. Av. Dão Silveira, 3712 ( anexo ao Posto Novo Horizonte), Candelária. Aberta para visitação às sextas e sábados (ligar antes para confirmar). Tel.: 98807-2565


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários