quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Um compatriota de Neruda

- Publicidade -
Um compatriota de Neruda
O universo literário do Chile, um dos mais férteis da América Latina, comemora hoje o nascimento do poeta Alfonso Calderón, filho da comuna de San Fernando. Ele nasceu em 1930 e faleceu em 8 de agosto de 2009, deixando uma vasta obra e um legado a partir do protagonismo na Academia Chilena da Língua e na Biblioteca Nacional. Seu livro “Memórias da Memória”, em três tomos, tem mais de 3 mil páginas. Sua filha Teresa Calderón é poetisa. Abaixo, dois poemas de Calderón, que considerava o amigo Pablo Neruda “uma mina inesgotável”.
Mulher adormecida

Você está sozinha 
na praia bem-amada,
e seu corpo acariciado pelos ventos
lembra a espuma soluçante.

Você está sozinha, 
mas em sua solidão
virgens cercam seus sonhos,
e aquela arquitetura 
tentadora do mar
nimbando acena tais corpos possuídos.

Você sonha, 
mas eu sonho com eles, meu amor
eles são os arcos do amor,
e mais tarde na memória
haverá apenas um perfume 
cuidadoso para os lábios,
um gostinho de um planeta 
mentiroso e trêmulo,
como a chuva, suave,
como o silêncio, doce,
como o esquecimento, 
absoluto.

Você é o Crepúsculo

Ali, onde o silêncio começa
está você,
todo desejo, toda extensão
como grama ou choupo sozinho
que coleta o momento 
puro dos sonhos
na triste, tão triste presença 
de mãos sem veias,
branco e solitário como a dor,
branco e lento 
como o próprio esquecimento.
Censura 
Assim como Dilma tem fixação em desconstruir o vocabulário pátrio, Lula tem obsessão em calar os canais de opinião do cidadão. Voltou a defender o controle da internet, como fosse um porta-voz dos Alexandres e dos Imoraes.
Ah, a ciência 
Caro Leitor, Hélio Viana. Longe de mim ser contra a ciência. Não a confunda com indústria farmacêutica ou comércio droguista, que são o alvo aqui nos meus questionamentos. Comercializar vacina fechando empresa não é ciência.
Cultura 
No mais, estou com você, Hélio, é muito bom poder discorrer sobre música, cinema, literatura, arte, futebol, e, de quebra, ainda ter leitores com seu nível de conhecimento e bom gosto. Mas veja como é feio ciência com consórcio.
Do leitor 
Paulo R. Gomes: “Muito oportuna e justa sua postura sobre a ingerência do MP nos mais diversos setores dos poderes e da sociedade. Isto ocorre porque somos o país inoperante. O Executivo não executa, o Legislativo não fiscaliza”. 
Abilene City 
O jornalista Mário Ivo foi assaltado pela segunda vez em poucos meses. Agora foi no Centro Histórico, próximo à igreja Santo Antônio. Bandidos armados levaram seu automóvel e o celular. Natal virou um cenário natural de faroeste.
Vulcão espanhol 
Nenhum cientista na Europa arrisca fazer previsões a respeito da erupção do Cumbre Vieja, que segue cuspindo fogo enquanto a região não para de registrar terremotos, 350 deles apenas no dia de ontem. Em 70 dias, 6.466.
Inundações 
O governo do Canadá mobilizou suas Forças Armadas em caráter de emergência para resgatar cidadãos isolados em locais da costa do Pacífico, vítimas das inundações provocadas por chuvas torrenciais e avanço do mar.
Carol Porto 
Já nas plataformas digitais o primeiro EP da jovem cantora natalense que vem se destacando com seu trabalho autoral e poder vocal. O trabalho lançado tem sons de alguns gêneros e ritmos, versando do pop ao lo-fi, da MPB ao axé.
Alagados
É o nome do EP do quarteto formado por Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda. Produzido pela Som Livre, esse primeiro registro fonográfico tem quatro músicas que estarão num álbum em 2022.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas