sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Um Conto de Encontro XXVII

- Publicidade -
Alex Medeiros 
Sons e cheiros são carregados de poderes mágicos, e têm a capacidade de nos fazer viajar no tempo, despertando lembranças adormecidas e trazendo de volta fatos que ficaram no passado e que de repente ressurgem quando esses dois sentidos aguçam nossas memórias, principalmente as mais relevantes. Fui passageiro de uma viagem assim em agosto de 2014, quando fui ao cinema assistir Os Guardiões da Galáxia. Tudo começou na aparição de um walkman.
É logo no começo do filme, quando o herói principal Peter Quill (o Senhor das Estrelas) está ouvindo um velho walkman, o icônico modelo TPS-L2 que minha geração curtiu a partir de 1979, o ano em que fiz 20 anos. Um arrepio como os de juventude se espalhou pelo corpo e a mente voou para aquele tempo. Lembrar dos meus vinte anos sugere a alma dizer “uau” em silêncio ou apenas “wal”, as três letras que marcaram 1979 com grandes e inesquecíveis eventos.
A revolução musical do Walkman Sony, o aparelhinho azul, surgiu naquele ano, dando sequência a dois fatos também iniciados com “wal”: o primeiro disco solo de Michael Jackson, Off the Wall, e o álbum duplo do Pink Floyd, The Wall. 
Também foi com um grito surdo de “uau” ou “wal” que eu me embasbaquei quando vi uma versão de índia guajajara com o novíssimo walkman na cintura, os cabelos negros e finos balançando na cadência da canção que ela ouvia.
Viajando, ali no escuro do cinema, enquanto o aparelhinho tocava na tela eu revia a imagem de mais de trinta anos atrás, ela me revelando a música The Magical Song, o hit do Supertramp que logo depois embalaria o nosso namoro.
E como dizia o título do hoje clássico pop, 1979 foi mesmo mágico e marcante, um tempo saboroso de novos ritos de passagem. Na poesia do Nobel de Literatura da época, aquele era o tempo como sombra célere dos pássaros.
O grego Odysséas Elýtis, vencedor da honraria maior, tinha outro verso que parecia designar minhas sensações com aquele encontro: “meus olhos escancarados em meio às suas imagens”. E como era bela a morena imagem.
A pela macia era um convite a brincar com a pronúncia do seu nome, a gente se divertia nas travessias da BR 101 entre a minha e a sua casa, em Candelária e Potilândia. Isso, quando não estávamos no carro de algum amigo.
Entre agosto e dezembro de 79, vivemos juntos capítulos da história do nosso tempo. Ouvimos juntinhos o disco que botou Michael Jackson no mundo adulto e a ópera magnífica das duas bolachas pretas do Pink Floyd. E tudo em vinil.
Tinha uma árvore frondosa na calçada da casa dela, que me lembro como um totem em homenagem ao primeiro amasso na volta de uma balada em Neópolis. Nós vivíamos dependurados um nos lábios do outro. E versa e vice.
Sua irmã namorava meu melhor amigo, que nas madrugadas subia comigo em direção ao nosso bairro, um sacaneando o outro enaltecendo qualidades e beleza das respectivas. Na calçada da igreja, cada casal tinha a sua esquina.
Memorizar aqueles anos é reler o ganhador do Nobel, o grego: “quando eu era jovem / parecia que a vida era tão maravilhosa / um milagre, oh foi lindo, mágico”. A magia da canção do Supertramp, que grudava nossos corpos.
Ah, o tempo, o dos encontros. É Odysséas que vem indagar na minha viagem: “onde deixaremos os olhos se os últimos olhares se perderam nas nuvens”? Então sinto o cheiro, ouço o som do walkman. E lembro dos pássaros na árvore, cantando tão alegremente, lá em 1979.
Coronavírus
O Ministério da Saúde anunciou a liberação de 30% de ocupação dos estádios de futebol no Brasil, que registrou pela primeira vez uma redução do contágio em todas as regiões e caminha para atingir a marca de 4 milhões de curados.
Parcialidade
O caráter militante e os arroubos de passeata de alguns procuradores não comprometem, ainda, o conjunto do Ministério Público Federal. Mas, inegavelmente, arranha a grosso modo a imagem da instituição no País todo.
Nas Cortes
No escopo do Supremo há 11 ministros, sendo 8 deles indicados por Lula e Dilma. No STJ são 34 juízes, com 28 indicados por Lula e Dilma. E dos 141 desembargadores federais, há hoje 92 indicados pelos ex-presidentes do PT.
Diferentes
As aulas do ensino superior voltaram na Espanha, mas com protocolos distintos nas universidades das duas principais cidades, Madrid e Barcelona. Nas primeiras, com professores de máscaras; na segunda, sem máscaras.
Exército
Na esteira da visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, pela América Latina, chegaram também no Brasil 30 tanques blindados doados pelo governo americano. A carga desembarcou no porto de Paranaguá, no Paraná.
Game
A galera brasileira vai pagar salgado pelo novo PlayStation 5, um valor mais do dobro do preço do jogo eletrônico nos EUA. Enquanto os americanos pagarão R$ 2.152,00, aqui sairá por R$ 4.499,00, equivalente a 800 horas de trabalho.
Destaque
A gata Giulia Be é o que há de bom na votação do Prêmio Multishow, concorrendo em “experimento” e “música chiclete”. Já na categoria lives, são uma pena a ausência de Gil e Alceu e a presença de Ivete e Marília Mendonça.
Dadá Costa
Hoje tem happy hour na calçada do Restaurante Nemesio para homenagear o empreendedorismo do empresário e ex-deputado Vidaldo Costa, que colocou o RN no mercado internacional com as suas cachaça e vodca, Samanau e Oba.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas