Um diferentão no Mercado da Av. 6

Publicação: 2017-06-09 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ele é o “diferentão” no tradicional Mercado Público do Alecrim. A fachada pintada de preto do box número 5 chamou atenção assim que abriu, há quase um ano, e segue movimentando a área com pratos diferenciados e uma regular programação musical. O Bar e Restaurante do Maia também é chamado de ‘rock bar’ pela clientela, e tem ajudado a renovar o público do local.

A ideia veio de Tiago Maia, experiente barman com mais de dez anos no ramo. “Surgiu a oportunidade de ter um espaço no Mercado da Seis, e eu fiz questão de pôr meu estilo próprio. Um bar de rock dentro de um mercado é algo bem inusitado, né?”, diz ele, que já trabalhou como barman em eventos, e em bares descolados como Jazzy e Decky.  “Eu nasci dentro de um bar. Meu pai teve um durante anos aqui no Alecrim”, ressalta.

Tiago Maia tem dez anos trabalhando como barman e resolveu abrir o próprio negócio
Tiago Maia tem dez anos trabalhando como barman e resolveu abrir o próprio negócio

O bar roqueiro do Maia investe na música ao vivo para se diferenciar. O mercado, que costumava ser dominado pelas serestas, agora tem uma trilha mais eclética. Aos sábados, de quinze em quinze dias, ele promove o Caranguejo com Rock, um momento com promoção do crustáceo – R$4 a unidade, na água e sal ou no coco – e apresentações de cantores e bandas de rock/pop, acústico ou não. A degustação e o som rolam das 11 às 17h.

Maia também se diferencia no cardápio da casa, que traz alguns pratos únicos na área. O camarão tem lugar de destaque, em versões no alho e óleo, na nata, com catupiry, risoto, espaguete, e caldo de camarão. Há ainda peixe frito, carne de sol na nata ou acebolada, filé de frango grelhado, calabresa acebolada com fritas, e atum em petisco. Todas as refeições acompanham feijão verde, arroz, salada, macaxeira frita ou cozida, e batata frita. Os fãs de caldos terão de cação, camarão, sururu, e misto de camarão com sururu. Os pratos variam de 10 a 18 reais.

O chef Mateus Melo divide a cozinha com Maia
O chef Mateus Melo divide a cozinha com Maia

Os sons e sabores do rock bar acabaram atraindo uma clientela eclética para o velho Mercado da Seis. “Agora vem um mix de tudo pra cá: seresteiros, famílias, e gente de motoclubes. Um pessoal que não costumava frequentar o mercado, principalmente, as mulheres. Elas não se sentiam à vontade para vir aqui em dias de serestas, já que o público era muito masculino e geralmente ficava bem ‘alto’. Mas agora o clima é outro, mais aconchegante e animado”, explica.

Mercado é atração cultural
Tiago Maia afirma que sua intenção é que o Mercado do Alecrim seja visto como uma atração cultural da cidade, tal como o Mercado de Petrópolis, e alguns lugares na Praia dos Artistas. “Aqui a gente tem artesanato de primeira linha, e muita coisa boa pra degustar”, diz. Ele promete uma grande festa para julho, quando o bar fizer um ano. Uma banda de rockabilly está sendo cogitada para a ocasião. Alguém já imaginou isso num mercado?

Serviço:
Bar e Restaurante do Maia. Mercado Público do Alecrim, Avenida Seis. Aberto de terça a sábado das 11 às 17h, e domingo das 11 às 14h. Tel.: 99479-1196. 

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários