sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Um dobrado para o plantador de sons

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

Compositor, regente, professor de música e agricultor, Felinto Lúcio Dantas (1898-1986) tem toda uma trajetória de vida ligada ao universo de bandas e filarmônicas em solo potiguar: foi maestro em Acari do grupo que hoje leva seu nome; era primo de Tonheca Dantas (1871-1940), autor da célebre valsa “Royal Cinema”; e deu aulas para o Maestro Pinta, fundador da Filarmônica 24 de Outubro – a famosa Banda de Cruzeta, atualmente sob os cuidados do maestro Humberto ‘Bembem’ Dantas. Nascido em Carnaúba dos Dantas, região do Seridó, Felinto também batiza um importante encontro de bandas realizado na cidade agreste de Santa Cruz, a 120km de Natal.
Bandas de várias cidades participam do projeto do Sesc
O Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas chega a sua sétima edição em 2016 com ares de festival ao incorporar ações de formação profissional na pauta. Agendado para acontecer este fim de semana, dias 2 e 3 de julho, o projeto também estréia parceria com Sesc-RN. A programação, toda gratuita, movimenta os três períodos com aula magna de Danilo Guanais, masterclasses com instrumentistas experientes e concertos no palco do Teatro Municipal Candinha Bezerra. As ações formativas acontecem pela manhã e à tarde no IFRN de Santa Cruz, e as apresentações estão marcadas para às 19h30.

Porém, o ponto alto do Festival é o encontro de todos os músicos ao final de cada dia de atividades. “É quando todas as bandas se reúnem, em frente ao teatro, para executar a mesma obra, no caso o dobrado ‘Relembrando Felinto Lúcio Dantas’, dobrado composto especialmente para a ocasião pelo maestro Márcio Dantas, regente da banda de Carnaúba dos Dantas”, disse o também maestro Camilo Dantas, coordenador do Festival em Santa Cruz. Ao todo participam do Festival oito bandas filarmônicas, do RN e da Paraíba.

Felinto, falecido há 30 anos, é compositor de valsas, mazurcas e dobrados, mas seu trabalho se destaca com peças sacras que chegaram a ser executadas, inclusive, no Vaticano.

Confirmaram presença as filarmônicas de Acari, Timbaúba dos Batistas, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Parnamirim, Santa Cruz, da Polícia Militar do RN e de Cuité (PB). Os instrutores dos masterclasses convidados são Eugênio Graça (Regência), Heleno ‘Costinha’ Feitosa (saxofone),  (Costinha/PB), João Paulo (clarinete), Conceição Benck (flauta transversal), Ranilson Farias e João Simplício (trompete), Gilvando ‘Azeitona’ (trombone), Oziel Lobo (trompa) e Germana Cunha (tuba e percussão). Interessados precisam se inscrever com antecedência (até dia 1º de julho) no site www.sescrn.com.br.

Parcerias sinfônicas e circulação

A iniciativa passou a integrar o projeto Parcerias Sinfônicas Sesc,  que visa disseminar e fomentar a música instrumental no RN. A expectativa é reunir cerca de 400 músicos. O evento foi viabilizado pelo Sistema Fecomércio/RN, através do Sesco/RN, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz e a Associação Musical da cidade (Assomusc).

“O encontro de bandas já existia antes de firmarmos essa parceria, e como foram incluídas ações de formação o evento ganhou status de Festival. Temos um olhar generoso para essa realidade (das bandas) no interior do RN”, disse Daniel Rezende, coordenador de Cultura do Sesc-RN, que adiantou interesse da instituição em promover a circulação de grupos de câmara (potiguares e de outras partes do País) pelo Estado.

O formato em Santa Cruz irá funcionar como um projeto piloto, que poderá ser replicado em outros três encontros já confirmados: dia 29 outubro haverá novo encontro de bandas em Caicó; pela primeira vez Mossoró recebe uma edição dia 6 de novembro; e Natal sedia o segundo encontro de bandas no mês de dezembro.

Programação

Sábado, dia 2
8h30 – Aula magna com Danilo Guanais
das 10h30 às 17h – Masterclasses
das 17h às 18h – ensaio aberto do Sexteto Potiguar de Clarinetes
19h30 – Encontro Sesc de Bandas e Filarmônicas com grupos de Acari, Timbaúba dos Batistas, Carnaúba dos Dantas e Cruzeta

Domingo, dia 3
9h às 16h – Masterclasses
17h – Concerto Sexteto Potiguar de Clarinetes com participação de Costinha
19h30 – Encontro Sesc de Bandas e Filarmônicas com grupos de Cuité (PB), Santa Cruz,  Parnamirim e a Banda de Música da Polícia
Militar do RN

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas