quinta-feira, 18 de abril, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Um estranho no ninho

- Publicidade -

Logo cedo ouvi na CBN o comentário da Lúcia Hippólito, cientista política que fala – e escreve – em linguagem jornalística. Gosto de ouvi-la, aplaudo seus textos. E quase sempre concordo com o seu pensamento. Ontem ele falava das dificuldades que o candidato tucano Geraldo Alckmin vem apresentando para decolar. O primeiro foco de sua análise era em torno de “candidaturas naturais” e outras que são impostas ou que surgem para atrapalhar. Começava assim: “Em todo partido e em toda eleição é a mesma coisa. Se há um candidato natural, ele surge “naturalmente” e reúne o apoio do partido em torno de seu nome”. Dá como exemplo o caso de Lula. Foi assim em todas as eleições que disputou, acho que quatro. Sempre foi o candidato natural do PT, apesar de que, aqui e acola, aparecia uma pentelhada do Eduardo Suplicy querendo emplacar a sua à força.

 Horas depois li o texto inteiro de Lúcia Hipólito no blogue do Ricardo Noblat. Em outros exemplo que ele reuniu, tem o da candidatura de FHC:

– Da mesma forma, em 1994, Fernando Henrique surgiu como candidato natural do PSDB, depois de seu desempenho como ministro que implantou o Plano Real. Fernando Henrique entusiasmou os tucanos e acabou arrastando os pefelistas”.

Acrescenta que em 2002 o candidato natural dos tucanos seria Mário Covas, não fossem as “trapaças da sorte  que tiraram o  governador paulista da disputa e da vida em 2001”. Aí José Serra  – conta Lúcia Hiuppolito – impôs sua candidatura, rachando o PSDB: “não conseguiu atrair os tucanos mais ariscos e afastou o  PFL.”

Ela agora conduz o foco de seus comentários para a eleição deste ano. E diz:

– Chegamos a 2006, e Serra era o candidato natural do PSDB, apontado nas pesquisas como o único capaz de derrotar o presidente Lula. Mas Alckmin decidiu atropelar a precedência e lançou-se candidato com um apetite insuspeitado, que sepultou, pelo menos naquele momento, o apelido de picolé de chuchu”.

– Serra piscou primeiro. Não quis arriscar uma candidatura a presidente, atrasou-se e deixou que o fosso entre serristas e alckmistas aumentasse perigosamente, tanto dentro do PSDB como no PFL. Mas a candidatura Alckmin não decola. Continua com uma bola de ferro no pé. Tudo é amador. Não existe esboço de projeto, não existe tema, não existe roteiro, não existe estado-maior de campanha, não existe ainda o tal diretório em Brasília. Enfim, não existe candidatura”.

– Como Serra também ainda não começou a organizar sua campanha ao governo de São Paulo, florescem as especulações de que a candidatura de Alckmin não é para valer, que uma substituição por José Serra não demora muito”.

E arremata:

– Com isso, o PFL endurece o jogo e não indica o vice. As principais lideranças tucanas não entram em campo para estancar a especulação de que Alckmin não é o verdadeiro candidato. A coisa vai mal.”

Chuvas no Seridó

Boas chuvas ontem no Seridó, Está no boletim da Emparn: Caicó (Emater), 51 mm, Parelhas, 41, Acari e Jardim do Seridó, 30, Caicó (Açude Itans), 28, Parelhas (Boqueirão), 23, Carnaúbas dos Dantas, 14. A chuva em Currais Novos foi de 13 mm.

No Oeste tem chuvas em Assu, 47, Ipanguaçu, 33, Mossoró (prefeitura) 23, Jucurutu, 19, Olho D’água dos Borges, 17, Upanema, 11. Há uma chuva de 8,9mm em Santa Cruz do Inharé.

Ticiano Duarte

Dia 21 que passou, dia de Tiradentes, feriado nacional, também  é o dia do aniversário  de Ticiano Duarte, que foi comemorado apenas em meio à família.

Mas hoje os maçons desta terra de Poti mais bela vão homenagear o seu Grão-Mestre do Oriente  Independente com um almoço no restaurante de Lula, onde se come o melhor guiné de todas essas capoeiras natalenses.

Na Expoleilão

Hoje é noite de leilão de caprinos e ovinos na III Expoleilão que está acontecendo no Parque Aristófanes Fernandes, de Parnamirim. É Leilão Terras de Poti, pondo à venda 70 lotes de ovinos das raças Santa Inês e Dorper, taí a melhor genética que se conhece por estas terras nordestinas. Começa às 20 horas.

Amanhã, pelo meio-dia, haverá o II Leião Boer (caprinos) do Brasil com animais premiados em pistas nacionais. E às 17 horas começará o Leilão das Águas vendendo reprodutores e matrizes das raças Sindi, Guzerá, Pardo Suíço e mestiças leiteiras. Os leilões são transmitidos pelo Canal do Boi.

Ah, o Oeste.

Chegando convite para o lançamento do Mossoró West Shopping. Por que não Mossoró Oeste? Logo Mossoró, conhecida no mundo como a Capital do Oeste! A Mossoró de Rafael Negreiros , Jaime Hipólito, Dorian, Motinha e Dequinha não tem west e nem caubói.

Vice de Lula, não

O Jornal do Commércio de Recife deu manchete em seu caderno de Política, ontem: “Jarbas Vasconcelos descarta a vice de Lula”

E acrescenta:

– O ex-governador (PMDB) põe um ponto final nas especulações de que poderia figurar na chapa de Lula: “O PT é meu adversário em Pernambuco”, lembra.

No vale tudo

Manchete de ontem do Correio Braziliense: “Vem aí o pacotaço do trabalhador de Lula”.

Até o dia da eleição vai valer tudo no império do populismo.

Sanderson

O poeta Sanderson Negreiros andou por Recife, comeu uma bacalhoada com o escritor Edson Nery da Fonseca, pegou um chuvisco em Boa Viagem e já desceu em Parnamirim com uma virose violenta. Está há uma semana no estaleiro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas