quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Um legado de integração artística

- Publicidade -

“Carmina Burana” é o terceiro concerto oficial de 2014 da Orquestra Sinfônica do RN, que pela primeira vez apresentará a obra completa. Como vem fazendo desde que assumiu a direção artística da OSRN, o maestro reuniu mais uma vez seus músicos, a Cia de Dança do TAM e grupos de coro do Estado.
Como vem fazendo desde que assumiu a direção artística da OSRN, o maestro reuniu mais uma vez seus músicos, a Cia de Dança do TAM e grupos de coro do Estado.
Esse trabalho de integração é um dos legados que ele pretende deixar quando se desligar da OSRN. “Não entendo como os grupos daqui não trabalham juntos”, diz Linus Lerner, que está à frente da orquestra desde junho de 2012. Através da lei de incentivo cultural Camâra Cascudo, do Estado, a Cosern patrocina sua residência artística em Natal, enquanto o Morada da Paz patrocina a vinda dos convidados por meio da lei municipal Djalma Maranhão.

#SAIBAMAIS#O projeto, no entanto, termina no fim deste mês e se não for renovado “Carmina Burana” será o último trabalho do maestro com a OSRN. Mas Lerler fala “que “estão gostando do resultado” e, baseado nisso, espera que vá continuar. Ele até tem espetáculos programados para todos os meses do segundo semestre do ano, inclusive com a participação de grandes solistas estrangeiros.

Presente ao ensaio da última quarta-feira para orientar os bailarinos, a diretora artística da Cia de Dança do TAM, Wanie Rose, atesta a competência do maestro. “Ele propôs novos desafios à orquestra e a elevou a outro patamar”.

Obra irreverente
Composição para orquestra, coro e solistas, “Carmina Burana” é uma obra profana, irreverente e satírica. Ela foi composta pelo alemão Carl Orff em 1936 a partir de escritos poéticos que ele encontrou em alfarrábios da Idade Média em um mosteiro na Alemanha.

Segundo o doutor em Filosofia, Mario Antonio de Lacerda Guerreiro, os alfarrábios continham versos provenientes da cultura popular da época em gritante dissonância com manifestações religiosas de então – tais como o canto gregoriano e os autos – pois retratavam o submundo do medievo em que eram frequentemente encontrados os goliardos (monges voltados para uma vida nômade). “Esses monges perambulavam pelas tabernas onde comiam e bebiam à farta, fazendo jus à vetusta expressão portuguesa ‘Ele comeu e bebeu como um abade’.”

Carl Orff musicou 24 poemas  e sua composição rapidamente se tornou popular. O movimento de abertura e de fecho, “O Fortuna”, tem sido utilizado em filmes, comerciais, telenovelas e eventos, o que faz de “Carmina Burana” a peça clássica mais ouvida desde que foi gravada.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas