quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Um longo caminho

- Publicidade -
Luiz Antônio Felipe

Finanças desequilibradas pelo Orçamento Anual, dívida estratosférica e evoluindo (mais de R$ 4 trilhões), desemprego recorde, previdência deficitária e com rombo crescente, entre outros problemas, colocam o Brasil  diante de um quadro difícil de ser superado.  Nem mesmo as reformas serão capazes sozinhas de colocar o País novamente no rumo do desenvolvimento. O diretor-executivo da Fitch Ratings para Brasil e Cone Sul, Rafael Guedes, alerta que a reforma da Previdência, sozinha, não vai resolver os problemas do Brasil. “O Brasil precisa de crescimento. Sem crescimento, o perfil de risco do País vai continuar sendo muito fraco” disse.

Banco
Já o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Antonio Spilimbergo, diz que o Brasil terá que “fazer mais com menos” e deve dar prioridade à reforma do setor bancário. Hoje é um setor altamente concentrado, mas o grande tomador de empréstimo é o Poder Público, culpado também pela elevada taxa de juros.

Licença
Após análises, o Idema concede a licença especial para  o Tropical Burn, na Fazenda Estrela, em Baía Formosa, de 20 a 24 de junho. A Tropical Burn garante a sustentabilidade, utilizando materiais naturais e tem como referência os princípios do “Burning Man”, que acontece anualmente desde 1986, em Black Rock City, em Nevada, nos EUA.

Agro
Com a necessidade de comprar mais carnes, a China deverá habilitar mais 78 frigoríficos brasileiros, para exportar para aquele mercado. Os chineses querem mais carnes bovina, suína e de aves, ampliando a oferta de proteína animal com qualidade. Também pode provocar uma pressão de alta  de preço no mercado brasileiro.

Dependência

Uma autoridade chinesa afirmou ontem que a guerra comercial com os Estados Unidos poderá reduzir o crescimento chinês este ano em um ponto percentual. É uma superdependência do mercado consumidor norteamericano. Seria muito bom para o comércio mundial um continente africano com maior poder de compra/consumo.
PIB será negativo
O Monitor do PIB, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta para uma retração de 0,1% da economia no primeiro trimestre. do ano, em comparação ao último trimestre do ano passado (-0,1%) e na comparação de março com relação a fevereiro (-0,4%), queda que já havia sido observada em fevereiro com relação a janeiro (-0,5%). Na comparação interanual, a atividade econômica cresceu no trimestre 0,5%, mas caiu 1,7% no mês.

Investimento

De acordo com a Anbima,  as aplicações das pessoas físicas avançaram 2,4% sobre o fim do ano passado, com os fundos são as principais escolhas no País.  Os investimentos dos brasileiros alcançam R$ 2,98 trilhões no primeiro trimestre.

Migração

A anunciada nova política de migração dos Estados Unidos tem como foco a atração de mão de obra qualificada. Não apenas de terceiro grau, mas de outros segmentos, para atender setores em que os americanos já não têm mais interesse. O País está com uma taxa de desemprego abaixo dos 4%.

Oscilações

O dólar volta a bater recorde no mercado e o preço nas casas de câmbio sobe, como também do euro. Quem vai para o exterior nas férias de julho, os especialistas recomenda comprar moeda estrangeiro em pequenos volumes.  As oscilações tem sido bruscas, por conta de componentes externos.

Curso

O RN ganhará a primeira Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral. O curso possui grade curricular voltada para capacitação dos profissionais da área de Direito e Gestão. O Curso de Pós-Graduação será ofertado pela Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, em Natal e Mossoró, para a capacitação dos profissionais que atuam nos 206 cartórios do estado.       

Gestão

Os servidores públicos podem se inscrever para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, que objetiva formar profissionais com visão crítica, estratégica e inovadora para o setor público, qualificando-os a atuarem na área de gestão das organizações públicas. A seleção é exclusiva para servidores públicos efetivos do Governo do RN que estejam ativos no exercício do cargo.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas