Um novo teatro na Grande Natal

Publicação: 2014-09-20 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Quatro anos e R$ 7,5 milhões depois, eis que é chegada a hora da inauguração do Cine Teatro Municipal de Parnamirim, equipamento multiuso com 548 lugares sob administração da Fundação Parnamirim de Cultura. A programação já está fechada: Roberta Sá faz o show de abertura na próxima quinta-feira (25), enquanto o teatro e a dança movimentam o lugar no dia 26, com o monólogo “Borderline” mais apresentações do Gira Dança e Cia de Dança do TAM – as atividades são gratuitas e seguem até o domingo (28). O novo espaço para as artes na Região Metropolitana de Natal foi batizado como Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva, com recursos da Prefeitura e do Ministério da Cultura.
DivulgaçãoNovo marco para as artes cênicas, Cine Teatro Municipal de Parnamirim inaugura próxima semana com 3 dias de festa,show de Roberta Sá, espetáculos de música, dança e teatro e presença da classe artística potiguarNovo marco para as artes cênicas, Cine Teatro Municipal de Parnamirim inaugura próxima semana com 3 dias de festa,show de Roberta Sá, espetáculos de música, dança e teatro e presença da classe artística potiguar

Mais que um cine teatro, o complexo cultural também conta com galeria de arte para acomodar exposições, estrutura para exibir filmes, salas de aulas preparadas para receber turmas de dança, teatro e artes visuais, mais área administrativa que funcionará como sede da própria Fundação Parnamirim de Cultura e da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. A Biblioteca Pública Municipal e o planetário, este inaugurado em dezembro de 2008, também estão integrados ao complexo.

“Além da dinâmica da pauta, abriremos um edital de ocupação – com apoio financeiro – até o final deste ano”, adiantou Haroldo Gomes, presidente da Fundação de Cultura. “As aulas de música, por necessitar de várias salas, é a única atividade da Fundação que não será transferida para o Cine Teatro”, avisa. Para ele, o grande desafio será garantir a sustentabilidade do lugar: “Claro que nossa prioridade é receber atividades culturais, mas estaremos abertos a eventos corporativos”. As restrições, de acordo com Haroldo, são eventos religiosos, políticos e sociais, como casamentos e afins – o regimento que norteia a utilização do espaço deve ser publicado nos próximos dias.

O equipamento ocupa uma área de 4,4 mil metros quadrados, possui quatro camarins coletivos, quatro individuais, espaço para café e praça de alimentação, área de convivência, mirante, recepção e mezanino. A estrutura foi edificada dentro do bosque Aluízio Alves, no bairro da Cohabinal.

“Nossa meta é firmar parceria com produtores de todo o RN e prospectar eventos nacionais”, planeja. Outra frente elencada pelo gestor é o circuito de artes cênicas e visuais promovido pela Funarte/MinC.

Próximo passo
Passado o período festivo da inauguração do Cine Teatro de Parnamirim, Haroldo Gomes volta a trabalhar no projeto de lei que estabelece o Sistema Municipal de Cultura – mecanismo que coloca a cidade na rota das ações propostas pelo Ministério da Cultura. “Falta definir a composição do Conselho Municipal de Cultura para o projeto de lei seguir para análise do prefeito Maurício Marques, para então ser encaminhado à Câmara de Vereadores”, explicou.

Cumprida a etapa que cria o Sistema, Gomes e equipe, com participação do segmento artístico, partem para elaboração do Plano Municipal.

Programação
Dia 25/9
19h – Foyer do Cine Teatro: Banda de Música Trampolim da Vitória
Abertura de exposição de artes plásticas no salão do piso superior.
19h30 – Solenidade de inauguração, com a participação dos artistas Titina Medeiros, Lourdes Ramalho e Isaque Galvão.
20h30 – Show inaugural: Roberta Sá.

26/9
16h – Exposição de Artes Plásticas.
19h – Espetáculo Borderline, com José Neto Barbosa e direção de Junior Dalberto
20h – Sobre todas as coisas (Cia. Gira Dança)
21h – Gonzagando (Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão)

27/9
9h – Oficina: Regulagem e Manutenção de Baixos e Guitarras.
9h – Oficina: “Balde em Pele”
9h – Aula Inaugural na Sala de Dança
14h – Oficina: A guitarra e suas possibilidades, com Jubileu Filho.
14h – Oficina: Os Caminhos da Dança no RN, com Diana Fontes
16h – Exposição
19h – Bach & Baião – em concerto e quermesse do Coral Harmus
20h – Parnamirim em Versos e Canções, espetáculo musical com direção do maestro Franklyn Novaes

28/9
15h – Exposição
15h – Minh’alma e o Verso, com Alvamar Medeiros, com Samir Tarik (percussão) e Drika Duarte (performances poéticas).
16h – Humor infantil com Bisteca e Peteca.
20h – 7 Conto – A Comédia. Espetáculo com o ator Luís Miranda

Números
7,5 milhões de reais foi o montante investido na construção do Cine Teatro de Parnamirim
548 lugares é a capacidade de público
13 metros é o tamanho da boca de cena do palco, por 8 de altura e 18 metros de profundidade

continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários