Um pão de queijo ‘das antigas’

Publicação: 2017-09-01 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Parece pão de queijo mineiro, mas na verdade é baiano. Foi assim que a quituteira Anúbia Muniz de Oliveira conquistou paladares natalenses no final dos anos 70, e segue até hoje como referência no ramo entre buffets, eventos e cafés da cidade. A Anúbia Pão de Queijo é um ponto, em Lagoa Nova, que conserva os sabores e as qualidades do passado.        

Quando veio da Bahia, nos anos 70, Anúbia trouxe a receita
Quando veio da Bahia, nos anos 70, Anúbia trouxe a receita

Hoje, Anúbia cuida das vendas e da produção ao lado da filha Kátia Ramos. O pão ao estilo baiano, que também é chamado de “pão delícia”, tem uma cara mais festiva que o similar mineiro, e vai com queijo ralado por cima, como cobertura. Apesar de sergipana, Anúbia cresceu na Bahia, e depois se mudou para Natal. Aqui, ela decidiu fazer seu pãozinho para vender e logo caiu nas graças das pessoas certas.

Anúbia passou a fornecer para a primeira geração de banqueteiras referência de Natal, como Ignez Motta (Nick Buffet), Valdeci, Dalva, Sônia e Milvia, entre outras. Além dos buffets, elas também vendia para grandes colégios de variados segmentos da cidade, do Auxiliadora ao Atheneu. Os quitutes de Núbia estavam em todos os lugares. Hoje ele também fornece para lugares como o Cantinho Sertanejo e o supermercado Favorito.

A partir do sucesso inicial com os pães de queijo, a quituteira passou a investir em outras produções. Aí vieram os molhos, patês, bolos e outros tipos de pães. Os pães salgados possuem recheios de calabresa, presunto e mussarela. Já os pães doces aparecem em versões com coco, doce de leite, creme, açúcar com canela, abacaxi, banana com maçã, creme de avelã, entre outros. Os bolos são caseiros são de banana, ovos, manteiga, chocolate, ameixa, entre outros. 

A loja também produz mini-pizzas (sabores frango, calabresa, mussarela, e chocolate) e também vende os discos para o cliente fazer em casa ao seu gosto, além do molho de tomate caseiro; há também mini hambúrgueres de preparo caseiro, e os únicos produtos que não são produzidos por Anúbia, os famosos croissants de Passa-e-Fica. “Minha mãe é muito criteriosa, e só aceitou vender esses produtos por eles terem uma qualidade muito boa. As pessoas adoram”, ressalta Kátia.

A produção na loja é constante e caseira – aliás, o estabelecimento fica na casa onde elas moraram. “A produção teve que ser diária, pois antes era só para encomenda, e agora o cliente pode vir comprar no local. Os produtos frescos começam a sair a partir das 13h. É o horário que as pessoas vêm comprar aquele produto novinho”, explica Kátia Ramos. A Anúbia também aceita encomendas para eventos. A maioria são para aniversários.

Serviço:
Anúbia Pão de Queijo. Rua João Fonseca Neto, 1610, Lagoa Nova. Tel.: 3231-5904.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários