sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Um passo à frente

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Certo dia o fotógrafo Alex Régis, desta Tribuna do Norte, foi incumbido de registrar uma imagem de pesca bem plástica para a capa do jornal. Circulou de carro algumas áreas do Rio Potengi até encontrar o lugar perfeito no Passo da Pátria. Lá, avistou o pescador Nino do Peixe e pôde fazer o retrato ideal. Depois da foto Alex conversou com o personagem. “Nino percebeu meu nervosismo por estar naquele lugar esquisito e me tranquilizou. Pediu para eu olhar ao redor e mostrou que ali não tem só violência”, lembra o fotógrafo. “Ele falou com tanta alegria do Passo, que vi o quanto ele era feliz na comunidade”.

fotógrafo faz ensaio sobre cotidiano de comunidade

fotógrafo faz ensaio sobre cotidiano de comunidade

A fotografia no Passo da Pátria rendeu a Alex o prêmio BNB de Jornalismo e uma visão menos preconceituosa do lugar. Mas não só isso. A partir dali ele iria em busca de uma maneira de contar a história da comunidade, um espaço que se desenvolveu de maneira desordenada, espremida entre a linha do trem e o rio. O audiovisual foi a linguagem escolhida por Alex, que em 2016 veio a lançar o documentário “Passo da Pátria – Porto de Destinos”, em co-direção com Paulo Dumaresq. Dois anos depois do filme, o fotógrafo mostra um novo olhar para a comunidade, desta vez através da linguagem que mais domina.

Com o mesmo título do documentário, “Passo da Pátria – Porto de Destinos” é a primeira exposição individual de Alex. A mostra está sendo montada na Galeria Newton Navarro, na Fundação Capitania das Artes (Cidade Alta), com abertura marcada para o próximo sábado (18), a partir das 19h, com entrada gratuita. A exposição celebra o Dia Mundial da Fotografia, comemorado dia 19 de agosto.

Alex Régis registra cotidiano da comunidade Passo da Pátria

Alex Régis registra cotidiano da comunidade Passo da Pátria

As imagens da exposição destacam vários aspectos da comunidade, indo do ambiente urbano ao Rio Potengi, passando pelo retrato da população. Os registros foram feitos num período que vai de 2015 a 2018. Ao todo o público verá 25 fotografias, todos em preto e branco, impressas em dimensões que variam entre 60x45cm e 80x60cm. A curadoria é de Heudes Régis, editor de fotografia do Jornal do Commércio (PE), mentor e tio de Alex.

“O que me interessa nessa exposição é mostrar como aquele povo vive. Existe a insegurança, mas existe gente feliz. Gente que, mesmo com a presença da criminalidade, não quer sair da comunidade e fala do lugar como uma coisa boa”, comenta o fotógrafo, que afirma: “Não mostrei a violência”.

Segundo Alex, o Passo da Pátria é extremamente colorido. No entanto no ensaio ele optou pelo registro em preto e branco numa tentativa de traduzir em imagem uma característica que ele identificou nas conversas com os moradores. “Tudo ali é resolvido no preto no branco. O papo é direto, sem arrodeio”, justifica. “O Passo da Pátria é tão colorido que você sente a cor nas imagens, mesmo elas sendo em preto e branco”. A exposição de Alex Régis fica em cartaz na Capitania das Artes até o dia 27 de agosto.

Ensaio fotográfico mostra relação dos moradores com o Potengi

Ensaio fotográfico mostra relação dos moradores com o Potengi

Mutirão de Grafite
O Passo da Pátria tem cada vez mais virado uma galeria ao ar livre, tamanha a quantidade de grafites nos muros da comunidade. Muito se deve ao projeto Inarteurbana, que já há dois anos vem promovendo mutirões de grafite no local, além de outras ações. Em 2018 o projeto chega a sua terceira edição e as atividades no Passo continuam. Um novo mutirão será iniciado na próxima semana com artistas de vários estados do Brasil. O que deve deixar a comunidade ainda mais colorida. Depois do mutirão os artistas vão expor trabalhos na galeria da Capitania das Artes, com abertura marcada para o dia 30 de agosto.

“O Passo da Pátria é um lugar incrível, cara. É claro que tem a violência e isso é uma pena porque afasta as pessoas. Mas se não fosse isso, o lugar poderia ser um ponto turístico de Natal. Ali tem uma das vistas mais bonitas da cidade. O bar do Nino do Peixe mesmo tem um pôr-do-sol no Rio Potengi que merecia ser apreciado por todos os natalense”, relata Alex.

Serviço
Abertura da exposição “Passo da Pátria – Porto de Destinos”, de Alex Régis. Dia 18 de agosto, às 19h. Galeria da Fundação Capitania das Artes (Avenida Câmara Cascudo, s/n, Cidade Alta).

Visitação até 27 de agosto, 8h às 17h. Entrada gratuita.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas