quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Um poeta avesso à pompas

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Expoente da poesia marginal natalense, movimento que agitou a cidade entre as décadas de 70 e 80, quando poetas distribuíam suas poesias em livretos mimeografados pelas ruas, Antonio Ronaldo tem visto formalismos demais nas letras potiguares. Para ele, tanto os aspectos literários quanto os editorais estão repletos de ritos desnecessários. É preciso subverter padrões. E eis que, movido pelo sentimento de contestação, tendo a descontração como bandeira, o poeta e compositor volta à tona, depois de 15 anos sem publicar. Nesta sexta-feira (16), a partir das 20h, ele lança “Ao Judas Atraente” – seu terceiro livro de poesia, sem contar os livretos mimeografados. O lançamento acontece no Espaço Cultural Acabou Chorare (Capim Macio) com direito a sarau e apresentações musicais na programação. A entrada é gratuita.

Um dos grandes poetas/letristas da cidade diz querer distância das formalidades que circulam no meio literário

Um dos grandes poetas/letristas da cidade diz querer distância das formalidades que circulam no meio literário

“Ao Judas Atraente” reúne 80 poemas sobre temas diversos, todos inéditos, escritos na primeira década dos anos 2000. A orelha e texto de apresentação foi feita pelo próprio autor, segundo ele, como forma de dispensar formalidades. “Vivo uma fase de repúdio aos formalismos editoriais. Com esse livro retomo aquele modo de produção da poesia marginal, quando o autor cuidava de tudo no processo de publicação”, justifica Ronaldo.

Na orelha do livro ele reforça essa atitude: “Busquei o consórcio mais barato para materializar a proposta. Até no prefácio eu economizei. Os ritos editoriais, a rigor, foram dispensados. Trata-se de uma edição focada no despojamento verbal e na essencialidade do sentimento real, tão bem traduzida pelo projeto gráfico de Cláudio Damasceno”. A publicação da obra é da Timbre Editorial.

Com o livro, Antonio Ronaldo também aproveita para registrar seu trabalho musical como compositor. A obra traz encartado um CD reunindo músicas assinadas pelo autor que estão espalhadas em diversos discos de variados artistas potiguares. Ao todo foram selecionadas 12 músicas. Dentre elas, estão “Ponta do Morcego”, interpretada por Cida Lobo, e “Não me talk show”, na voz de Geraldo Carvalho.

“Cida grava músicas minhas desde os primeiros discos. Geraldo Carvalho também. Os dois são os que mais gravaram composições minhas”, comenta Ronaldo. Outros que gravaram composições do poeta e que estão no disco são Lane Cardoso, Carlos Bem e Manassés Campos. Segundo o autor, o processo de escrever música e poesia é o mesmo. “Meu processo criativo é meio que download. Baixa de um vez. Vale para a poesia e música. Sai tudo de um lugar só”.

Ativismo poético
Atuante na cena artística de Natal desde os anos 70, Antonio Ronaldo diz que a poesia potiguar vive um bom momento. Embora a formalidade dê o tom em alguns redutos, há espaços mais soltos e despojados. “Os saraus saíram das livrarias e tomaram os bares. Isso é legal. A gente vê a poesia ganhar mais espaço na programação artística de Natal”, conta o poeta. Numa comparação com a sua geração, um aspecto positivo que ele vê ganhar eco hoje é o ativismo poético.

“Vejo esse ativismo, por exemplo, no Sarau Insurgências Poéticas, mas de um modo diferente, misturando poesia com dança, teatro, música”, reflete. “Minha geração tinha esse lance de ativismo poético muito forte. O país vivia um tempo de sufoco e a geração marginal enfrentou as adversidades com muito desbunde. É legal retomar essa energia”.

Lançamento com sarau
Para o lançamento de “Ao Judas Atraente”, Antonio Ronaldo preparou uma programação que reforça seu caminho na direção contrária aos formalismos. A noite no Espaço Cultural Acabou Chorare contará com recital de poemas com artistas amigos, além de show musical focado nas canções do poeta, cuja interpretação será feita por Donizete Lima, Antoinet Madureira, Aline Gurgel, Yranh Barreto, Rosinha Fonseca, Franklin Mario e Jailton Torres.

Serviço
Lançamento do livro “”Ao Judas Atraente”, de Antonio Ronaldo

Dia 16 de março, às 20h

Espaço Cultural Acabou Chorare (Rua Dr Manoel Augusto Bezerra de Araújo, 135, Ponta Negra)

Preço do livro: R$ 30

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas