sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Um prêmio de cinema

- Publicidade -

Amante dos filmes clássicos, o jornalista baiano radicado em Natal Antônio Nahud comemora a indicação de seu blog “O Falcão Maltês – Uma viagem pessoal pela história do cinema” pela American Film Institute (AFI). Entre os dez melhores na categoria “Cinema Clássico”, o blog (ofalcaomaltes.com) será listado em um capítulo dedicado a revistas e sites especializados no próximo catálogo impresso da AFI a ser lançado no mês de dezembro nos Estados Unidos. A publicação da entidade norte-americana, criada em 1967 pelo Fundo Nacional para as Artes, traz informações sobre elenco, ficha técnica, enredo, prêmios e curiosidades históricas de filmes.
Nahud conta em blog histórias ligadas aos filmes que assiste
“Mantenho contato com eles (da AFI) há pouco mais de um ano, mas não cheguei a me inscrever em nenhum concurso”, disse Nahud, informando que a lista é feita por uma curadoria independente, formada por 20 personalidades do cinema. Ele ressalta não se tratar de um prêmio e sim de reconhecimento. Convidado para o lançamento do catálogo nos EUA, o jornalista vai tentar viabilizar a viagem até lá. De qualquer maneira, só o fato de ter sido citado, Antônio irá receber cinco exemplares do catálogo e um pacote com 100 filmes clássicos.   

Há quatro anos no ar, com média diária de, segundo o autor, duas mil visitas, “O Falcão Maltês” é atualizado semanalmente e se diferencia dos demais endereços por não fazer críticas nem trazer resenhas. “Conto histórias do cinema, dos filmes clássicos que assisto e que a meu ver valem ser comentados. Cruzo informações, contextualizo”, disse Nahud, revelando que gostaria de se dedicar mais ao blog. “Procuro assistir a um filme por dia, e costumo promover festivais temáticos (cinema japonês, alemão ou russo por exemplo) em casa para os amigos, com sessões sempre seguidas por debates”.

Aficionado por cinema desde a infância, Antônio Nahud diz que “geralmente” garimpa os filmes que assiste na internet e com colecionadores – ele disse ter 5 mil títulos. “Faço parte de uma rede de colecionadores que troca os títulos pelo correio”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas