Um quase irmão da Terra

Publicação: 2019-09-12 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Alex Medeiros
alexmedeiros1959@gmail.com

A revista científica Nature acaba de publicar que uma equipe de pesquisadores descobriu água em um mundo que tem as temperaturas certas para abrigar a vida. Pela primeira vez foi possível detectar vapor de água na atmosfera de um planeta rochoso que, além desse importante fato, se encontra na chamada zona habitável da sua estrela, aquela região na qual um planeta pode ter o valioso líquido em sua superfície. Foi batizado como K2-18b e é uma super-terra.

Tem oito vezes a massa da Terra, está localizado a 110 anos-luz e se tornou um exoplaneta, sendo até agora o mais aproximado dos chamados planetas habitáveis. Os cientistas que o descobriram são da University College London. Um deles, Angelos Tsiaras, disse que o K2-18b é nesse momento o único planeta fora do sistema solar que tem a temperatura ideal para suportar água líquida e que possui uma atmosfera que de fato emite vapores de água.
O astro vinha sendo pesquisado desde 2015 juntamente com centenas de outros, mas a descoberta do vapor o coloca como alvo prioritário para as futuras observações com a tecnologia avançada de telescópios mais poderosos.

A concentração de vapores na atmosfera de k2-18b varia de um a cinquenta por cento, e os pesquisadores concluíram que ele recebe tanta radiação da estrela em que está orbitando com a mesma intensidade que a Terra recebe do Sol.

Os cientistas acreditam que é muito provável que o exoplaneta tenha nuvens, mas, no entanto, esclareceram que sem dados mais detalhados não é possível apostar que o lugar tenha um mundo oceânico ou se possui superfície seca.

Mesmo com todas essas características semelhantes com o nosso mundo, o K2-18b está longe de ser considerado um irmão da Terra. A estrela dele é uma anã vermelha, com metade do tamanho do Sol, e emite bastante raios ultravioletas.

Para concluir a descoberta de água, os pesquisadores usaram dados coletados pelo Telescópio Espacial Hubble entre os anos de 2016 e 2017, e os processaram com um programa especialmente projetado para ocasiões assim.

De qualquer forma, os autores explicaram que a densidade calculada para este planeta está mais próxima de um mundo rochoso do que de um gasoso. De acordo com a Nature, a densidade tem semelhanças com a Lua e com Marte.

Nos próximos anos aumentará consideravelmente a capacidade de estudos mais detalhados nos planetas com perspectiva de albergar vida. Com equipamentos como o telescópio James Webb, que a NASA lançará em 2021.

E há também a nova geração de observatórios terrestres gigantes, como o Extremely Large Telescope, no Chile, e o Thirty Meters Telescope, no Havaí, que prometem descobertas revolucionárias na busca por planetas habitáveis.
Trânsito

Faixas de pedestres existem para facilitar o tráfego de carros e de pessoas. O que não é o caso da nova faixa colocada metros após o portão do quartel 16 RI, que complicou para quem sai da rua General Oliveira Galvão. Alô, STTU!

Procuradores
Grande parte da mídia precisa entender que existem uns setenta procuradores no RN, e, portanto, não é correto dizer que “a procuradoria apoia o tombamento” das ruínas do hotel Reis Magos. A tese é de uma procuradora.

Procuradoria
O que há em verdade no polêmico debate do Reis Magos é uma solidariedade que a categoria dos procuradores externou em favor da colega Marjorie Madruga, mais das vezes tratada com desrespeito que beira o achincalhe.

Academia
A Escola Caminho do Saber, na Zona Norte, criou um enredo no desfile de 7 de setembro inspirado na história da Academia Norte-rio-grandense de Letras. A iniciativa foi das professoras Maria da Conceição Cunha e Albertina Vânia.

Bienal Rio
Passada a histeria lítero-ideológica, os frios números das estatísticas impõem o balanço da Bienal carioca. A edição deste ano recebeu 600 mil visitantes, mais de 80 mil a menos do que a última edição em 2017.

Em Paris
Após oito anos longe da França, a cantora americana Taylor Swift se apresentou no teatro Olympia de Paris para uma plateia escolhida por convite e sorteio. Nas 2 mil pessoas, uma incrível representação de 37 países diferentes.

Bajulation
Vai ficando evidente que a bola de Neymar fica cada dia mais murcha no aspecto pessoal. As críticas nas redes não diminuem e hoje só há quatro figuras bajulando o rapaz: Tite, Galvão Bueno, o pai e o Esporte Interativo.

Coutinho
Um dos momentos mais hilários das transmissões esportivas da Globo foi quando Galvão se referiu a Philippe Coutinho: “ele só jogou em time grande, Inter, Liverpool, agora Barcelona”. E Junior tascou: “começou no Vasco”.

Mossoró cult
É hoje, a partir das 10h até o fim da tarde, no IFRN de Mossoró, a última edição Sarau Quinta das Artes, com música, poesia, dança, artes plásticas, teatro, cinema, oficinas e debates. Apoio da Cosern e Instituto Neoenergia.

artigo

Lançamento
Logo mais, 19h30, na programação da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, a professora Conceição Flores lança o segundo volume de “Ensaios sobre a obra de Maria Teresa Horta – o Sentido Primeiro das Coisas”. A FLIQ acontece na Arena das Dunas, e o lançamento é no estande Escribas.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários