sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Um sonho de 40 anos

- Publicidade -

CARLOS EDUARDO
Prefeito de Natal 

As margens do Canto do Mangue, que tiveram sua ocupação iniciada ainda na década de 40 do século passado, são reivindicadas há mais de 40 anos pela classe produtora do Rio Grande do Norte para a ampliação da área de tancagem do porto de Natal e, por conseqüência, para a expansão das atividades portuárias, o que implica mais empregos e renda na cidade.

Mas se de um lado o poder público se deparava com essa reivindicação justa e necessária para a economia da cidade, de outro enfrentou durante todo esse tempo dificuldades para atendê-la devido ao problema social. Não era possível simplesmente desalojar as mais de 200 famílias que moram na comunidade do Maruim sem dar uma solução de uma nova morada para aquelas pessoas.

A esse caldo de cultura se some a resistência dos moradores a abandonarem suas casas para se mudarem para bairros distantes, já que a grande maioria ali residente tira do mar o seu sustento. Além do mais, a simples remoção de comunidades interas, acaba potencializando problemas para o próprio poder público pelo aumento de demanda por deslocamento dentro da malha urbana da cidade.

Na última sexta-feira pudemos ver concretizado o sonho de mais de 40 anos ao entregar o Residencial São Pedro. Mais do que a simples entrega de uma obra física, esse ato simbolizou uma solução econômico e social que uniu criatividade, vontade de fazer, e capacidade de negociação e diálogo. Primeiro, conseguimos viabilizar um terreno da própria Prefeitura no bairro das Rocas, portanto, a curta distância de onde viviam os moradores do Maruim.

Depois obtivemos recursos junto ao programa Minha Casa Minha Vida, viabilizando a destinação dos imóveis, sem contraprestação e destinados especificamente a moradores de áreas de risco. Além de moradores do Maruim, também foram contemplados alguns moradores da comunidade do Jacó e de Mãe Luiza que viviam sob a ameaça de desabamentos. 

A partir de agora, com o Residencial São Pedro, 200 famílias vão trocar a convivência diária com as ruelas sujas, esgoto a céu aberto e o mau cheiro, por apartamentos de 50 metros quadrados, com azulejos do chão ao teto e esquadrias de alumínio e finalmente poder ver concretizado o sonho da casa própria num condomínio com parque infantil, academia ao ar livre, praça e salão de convivência para a realização de pequenas festas familiares.

Por fim, unimos a esse projeto, outro de urbanização. Dos cerca de 15 mil metros quadrados  da área onde está a comunidade do Maruim, metade ficará com o porto de Natal que poderá enfim fazer a sua expansão da área de armazenamento. Na outra metade, nosso projeto irá contemplar a construção de um centro comercial com vários quiosques a serem utilizados pelos pequenos comerciantes e prestadores de serviço lá residentes. Nesse centro comercial, será construído um grande espaço destinado ao descasque de camarão, atividade na qual trabalham muitos dos moradores da comunidade.

A solução definitiva para o Maruim é um projeto do qual muito nos orgulhamos na Prefeitura pelo envolvimento dos técnicos e pela capacidade gerencial de todos os envolvidos em entregar uma obra que sem dúvidas irá mudar para melhor a vida de muitas pessoas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas