quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Um triciclo que parece carro

- Publicidade -

DETALHE -  Sistema de inclinação nas curvas funciona com autonomia

A Holanda acaba de legar à posteridade um veículo estranho e muito interessante, o “Carver”. Trata-se de um triciclo como outro qualquer. A diferença reside, basicamente, no próprio conceito. Ao contrário dos outros triciclos, o “Carver” tem uma roda na frente e duas atrás. Todo o projeto foi desenvolvido para aliar economia e prazer de dirigir. Considerando-se a velocidade e o ângulo de giro do volante, o “Carver” se inclina em curvas, o que aproxima o centro de gravidade para o centro da curva e aumenta a estabilidade. Assim sendo, pode rodar em estradas sinuosas com mais agilidade e velocidade do que um carro convencional.

As motocicletas também se inclinam e são mais ágeis do que automóveis, mas não têm cabine fechada, que protege os ocupantes de chuva e frio, nem bancos individuais para o piloto e garupa (que sentam um atrás do outro). Além do mais, por ser um triciclo, o “Carver” propicia menos risco de derrapar do que uma motocicleta e pode ser dirigido por quem tem habilitação de automóvel, mas não de motocicletas.

O motor desse veículo é um 4 cilindros de 660 cm3, 16V e turbo. A potência é de 68 cv, o que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e velocidade final de 185 km/h. O consumo urbano é da ordem de 17km/litro.

A idéia surgiu no início dos anos 90, após Anton van den Brink, engenheiro aeronáutico ho-landez, retido em um congestionamento em Paris, se perguntar se realmente era necessário gastar mais de uma tonelada de metal para transportar uma única pessoa. Hoje, o “Carver” é vendido na Holanda, Bélgica e Inglaterra ao preço de 29.950 Euros. Há fila-de-espera de 120 dias.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas