quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Um vegano da alta gastronomia

- Publicidade -

Quem ainda duvida do potencial gourmet da culinária vegana, deve ouvir o que o chef italiano Davide Larise tem a dizer. Ele cuida da cozinha do único restaurante vegano/vegetariano a ter uma estrela Michelin na Europa, o Joia, em Milão. O mestre estará em Natal neste sábado para ministrar um workshop exclusivo no espaço Cozinha Ecológica, em Nova Descoberta. O italiano também é integrante da Joia Academy, uma escola de alta gastronomia vegetariana.

Cozinha de Davine utiliza vegetais para criar pratos complexos em sabor e visual

Cozinha de Davine utiliza vegetais para criar pratos complexos em sabor e visual

Davide Larise é conhecido por explorar o universo vegetal a fundo, elaborando sabores que muita gente consideraria impossíveis. O chef vegano se utiliza da grande variedade de ervas, verduras, legumes, frutas e castanhas para compor pratos complexos, cheios de sabor, visualmente bonitos e igualmente suculentos. No restaurante Joia, Davide é responsável pela horta do local, que é cultivada pelos princípios da agricultura sinérgica, baseada na fertilidade natural do solo e no trabalho dos microrganismos.

O chef italiano se formou na escola Alma de Gualtiero Marchesi, tendo em seguida passagens em restaurantes estrelados, como Il Piccolo Lago, La Taverna di Colloredo, e Agli Amici. Ele contou que na época de sua primeira formação, ainda não era vegetariano. A “conversão” só aconteceu cerca de seis anos atrás, quando ele leu o livro “O dilema do onívoro”, de Michael Pollan.

Davine Larise possui restaurante e integra a Joia Academy

Davine Larise possui restaurante e integra a Joia Academy

Davide Larise já afirmou que sua visão de cozinha consiste em oferecer uma experiência agradável, com ingredientes que seguem as estações do ano, a um preço acessível, e com matérias-primas mais naturais possíveis. Ele também é chef do cinco estrelas Hotel Raphael di Roma. O Joia é considerado um templo da alta cozinha natural por ter sido o primeiro restaurante vegetariano a ostentar uma estrela Michelin em toda a Europa, nos idos de 1996.

Mesmo fazendo parte de uma cultura gastronômica tão rica no uso de ingredientes de origem animal como a italiana, o chef Davide observa que os hábitos estão mudando lentamente, e o importante é semear conceitos fortes e saudáveis. No Joia ele não está só: elabora pratos ao lado do chef Sauro Ricci, ambos sob comando do fundador da casa, o suíço Pietro Leeman.

Ingredientes usados nos pratos do chef vem da agricultura sinérgica, respeitando a fertilidade natural do solo

Ingredientes usados nos pratos do chef vem da agricultura sinérgica, respeitando a fertilidade natural do solo

Em seus workshops, cursos e palestras mundo afora, Davide Larise fala sobre as particularidades de sua culinária, e também discute alguns mitos sobre o veganismo, como a alegação de ser uma dieta de baixa proteína. Ele ressalta que comer grãos, verduras e legumes supre bem essa necessidade, já que são fontes de várias proteínas. O chef prova que é possível ter identidade italiana na culinária vegana: ele afirmou não viver sem azeite extra-virgem.

Serviço:
Workshop com o chef Davide Larise. Sábado, na Cozinha

Ecológica (Rua Nélio Tavares, 1045, Nova Descoberta).

Quanto: R$350 por pessoa. Tel.: 99955-0479.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas