Um verdadeiro exército

Publicação: 2020-07-03 00:00:00
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

A Casa Legislativa Potiguar ocupou trinta e duas páginas de seu diário eletrônico de ontem com exonerações de funcionários que, teoricamente, devem disputar as próximas eleições.  A lista veio encaminhada pelos gabinetes dos parlamentares.   Mas, se você estiver interessado em uma das vagas, a maioria já foi ocupada na mesma publicação.
Hello, hello!!!!
 
Parecer favorável ...
Também do parlamento estadual vem a decisão de  referendar o pleito do Estado de Mato Grosso do Sul no pedido de alteração da Constituição Federal. A ideia é modificar o rateio do Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios, repactuando percentuais para 10% a mais dos valores de hoje. 

...no aumento do FPM
O relator da PEC, deputado coronel Azevedo, deu parecer favorável à Emenda que já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e agora vai a plenário para votação. Se aprovado, o texto segue para Brasília e se soma a outras propostas aprovadas em outros estados.

Bem na foto
O prefeito Álvaro Dias saiu bem na foto na pesquisa Consult divulgada nessa terça-feira (01). Se não tivesse havido modificação na data da eleição para 15 de novembro,  o prefeito Álvaro poderia se considerar praticamente reeleito (mais de 40% citado na espontânea).  Sua oposição está há anos luz (em torno de 9,8%).  Mas, com a mudança no calendário eleitoral os prováveis oponentes podem ganhar fôlego novo. Ou o prefeito acelerar os passos do caminho. 

No escuro
O deputado Raimundo Fernandes (PSDB) está com nota baixa no quesito transparência. Relator da comissão especial que analisa a proposta de Reforma da Previdência na Assembleia Legislativa, ele não disponibilizou para jornalistas que quiseram ter acesso ao seu parecer, apresentado na tarde da última quarta-feira. Mesmo se tratando de uma matéria que vai mexer com a vida de centenas de milhares de potiguares, o tucano preferiu não facilitar o acesso da imprensa às informações do seu relatório.

Dinheiro para o Gancho 
Falar em Economia, o andamento da obra fez o ministério da Economia abrir mais uma vez o Orçamento Fiscal da União para destinar R$19 milhões para a construção do Viaduto do Gancho entre os municípios de Natal e São Gonçalo do Amarante - na BR-406/RN. Em maio passado, o ministério já havia liberado 20 milhões para a obra.

Congratulações 
Sem surpresas a votação que elegeu a dupla de desembargadores Gilson Barbosa e Claudio Santos 
como novo presidente e vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral potiguar.  No pleito foi utilizado um sistema do TRE/PA para fazer a eleição on-line e garantir o sigilo dos votos. 

Prestígio 
O desembargador Bento Herculano, presidente do TRT-RN, representará o Brasil como palestrante no “Encontro Latino-americano de Direito do Trabalho”, que acontece virtualmente nesta sexta-feira (3). O evento é promovido pela OAB Nacional e conta com a fala de 14 juristas de 10 países da América Latina, voltadas para a relação de trabalho no pós-pandemia.

Fique em Casa 
Embora a chamada abertura da economia tenha sido recebida quase com foguetões, é bom que fique registrado o número de 1.009 óbitos por Covid-19 registrados no estado. Várias famílias devastadas com seus entes mortos.  

Não dá para relaxar
Mesmo com a discreta melhora no número de infectados e o anúncio da aquisição de mais leitos de UTI, não dá para baixar a guarda.  Mais de 245 pessoas morreram sem a oportunidade de uma vaga de UTI desde o início da pandemia do estado, segundo estatística do Regula RN. 

Gente que adoece 
Ontem, foi noticiado que o deputado federal João Maia foi internado com suspeita de ter contraído o coronavírus.  Saúde!!!

Respiradores 
O secretário estadual de Saúde Cipriano Maia disse ontem no Plenário da Casa Legislativa que já fez compras bem sucedidas através do Consórcio Nordeste, “com 30% de lucro”.  Na ocasião, ele explicava a desastrosa  compra de respiradores por R$4,9 milhões que até hoje não foram entregues. Sobre novas aquisições via consórcio, ele negou: “hoje, não temos operações em curso”.

Discriminação racial
A cada 23 minutos, um jovem negro é morto no Brasil. O dado expressa a violência direcionada a esse grupo vulnerável e que está exposto diariamente em todos os estados. O Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, 3 de julho, é mais uma oportunidade para refletir acerca desse problema meio universal.