quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Uma campanha inesquecível

- Publicidade -

Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte. Geograficamente, essa é a posição atual dos cinco primeiros clubes colocados no Brasileiro Série “B”.  Levando para o futebol, os cinco melhores são Atlético Mineiro, Sport, Náutico, Coritiba e América/RN. Como a tendência do representante potiguar é manter o atual nível de produção, não há receio de “queimar a língua” antever que essa deve constituir-se na melhor presença do futebol do RN nesses 34 anos de participação no Campeonato Brasileiro, quer nas Séries “A”, “B” ou “C”. Há que ser merecedor de aplausos um clube do RN, cumprida a 30ª rodada, estar lado a lado com o líder Atlético Mineiro em vitórias conquistadas (15), e ser o de melhor aproveitamento jogando em seus domínios, somando 39 pontos, seguido pelo Atlético Mineiro e Náutico, ambos com 38, em 4º lugar o Coritiba, com 35.

Uma campanha (2)

Abaixo do Coritiba estão  Brasiliense com 34 pontos,  Sport 33, Avaí 32, seguindo-se outros mais abaixo, enquanto os piores são Vila Nova, Ceará e São Raimundo os três com 25 pontos,  Portuguesa com 21 e o Ituano apenas 17 pontos. Ocupando a lanterninha. Num município onde o folclore de ser tudo agigantado serve de atração para os turistas, essa situação torna-se constrangedora.  

Arbitragem falhou

Quando eu ainda fazia reportagem para jornal, lembro bem que, antes de qualquer jogo, um dos assistentes (hoje, é o chamado quarto árbitro) tinha a obrigação de conferir os uniformes dos dois times, justamente para evitar complicações para a arbitragem. A obrigação de trocar era do clube mandante. Hoje, é do visitante. Por isso, acho que o potiguar Suelson Diógenes cochilou.

Arbitragem (2) 

Um incidente tirou um pouco do brilho da tarde esportiva de sábado. Com retardamento de quase 30 minutos de uma partida programada para 15h45, começou às 16h10. À noite, 18h, no programa dominical da RedeTV, o apresentador Fernando Vanucci tirou um sarro com o futebol do RN, e até exagerou, com citações tolas do tipo “e o Brasil ainda quer sediar uma Copa do Mundo…” Como se lá fora tudo saísse às mil maravilhas.

A coluna tinha razão

Quando a coluna noticiou, sábado  (e repercutiu no domingo) um encontro entre o presidente e vice do ABC, Judas Tadeu Fernando Suassuna, com o treinador Arthur Lima (Arthurzinho, que estava acompanhado do seu advogado Felipe Augusto), num dos restaurantes da cidade, muitos acharam que se tratava de uma informação furada. Ou um chute. Discreta, a fonte preferiu  que omitisse o seu nome.

A coluna (2)

O encontro aconteceu, só que com o detalhe de que não se tratava de uma conversa sobre futura contratação para o ABC, Arthurzinho confessou que seu projeto por enquanto  não prevê  compromisso com qualquer clube, senão trabalhar as divisões de base no Rio de Janeiro. Judas Tadeu aproveitou para levar Arthurzinho a conhecer o “Maria Lamas”, ouvindo dele elogios.

Nada a reclamar

Alguns torcedores americanos sempre reclamam quando emissoras do Rio e SP deixam de mostrar todos os jogos da Série “B”. Porém, desta vez nada podem reclamar, pois os gols na vitória sobre o Náutico foram mostrados no “Jornal Nacional”,  alguns minutos após o término da partida. Méritos para agilidade de Helga e cia, da nossa InterTV.

Subiu

A bonita vitória sobre o 3o. colocado (o Náutico) fez subir  a percentagem do América de ficar  no G-4. De acordo com o site “Chance de Gol”, os cinco primeiros colocados para ascensão à “A” são o Atlético 98,7%, Náutico 75, Sport 75,6, Coritiba 40,2 e América/RN 40,9%.

Risco

Quanto ao risco de rebaixamento, o quadro mudou pouco, tendo este panorama após a rodada de sábado: Lusa 78,8%, São Raimundo 78,2, Remo 45,0,  Guarani 56,5, Vila Nova 45,9, Gama 24,9, Ceará 24,1, Ituano 14,9 e CRB com menos risco,  15,4%. Como se vê, a Lusa é a que tem situação mais melindrosa.

E-mail de leitor

Meu caro F. A., como você diz que não precisa divulgar seu e-mail (porque não gosta de aparecer), volto ao assunto para agradecer os confetes jogados na coluna e, porque não dizer, a aquisição de nada menos de cinco exemplares do meu livro “Da Bola de Pito ao Apito Final”, para distribuir com amigos seus de Natal e outros estados. Quanto ao Vavá Maravilha, há tempo não me dá o prazer de um e-mail. Brigadim pelo “magnífica obra”.

Gustavo na telinha

O qüiproquó dos uniformes, sábado no Machadão, proporcionou alguns segundos de Gustavo Carvalho na telinha da RedeTV.

Niver

Muita alegria no lar do casal Normando Bezerra/Edilma, com os nove anos hoje da bonita Roberta Luciana.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas