sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Uma casa para o saber

- Publicidade -

FACHADA HISTÓRICA - Antigo prédio da União Caixeiral foi restaurado

Depois de perambular por cinco sedes diferentes na mesma cidade, a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, em Mossoró, finalmente, arrumou um canto. O antigo prédio histórico da União Caixeral foi restaurado pela prefeitura local e ganha hoje, a partir das 20h, uma estrutura definitiva. Na inauguração, o diretor teatral João Marcelino (“Chuva de Balas” dirige um recital. O jornalista Dorian Jorge Freire também ganha uma estátua.   

O secretário da cidadania no município, Francisco Carlos, conta que a biblioteca não vai apenas mudar de lugar. “Embora tenha sido ao longo desses anos quase itinerante, a biblioteca municipal vai receber instalações mais adequadas, como serviço de internet sem fio, hemeroteca, brinquedoteca, auditório com equipamentos modernos de audiovisual. Vai ser a melhor biblioteca do Estado”, garantiu. 

De acordo com ele, a restauração do prédio de quatro andares, localizado na praça da Redenção, manteve intacta a linha arquitetônica e custou R$ 2,5  milhões aos cofres do município. A área construída foi ampliada de 748,35 para 1.805,55 metros quadrados.

Indagado sobre o acervo de livros, Carlos afirmou que a biblioteca continua com os 50 mil títulos de antes, entre exemplares da Colecão Mossoroense (13.126), obras raras (1.076) e títulos diversos (mais de 20 mil).

No entanto, adianta que a prefeita Fafá Rosado já liberou uma verba de R$ 100 mil para a compra de livros para a biblioteca e escolas do município. “A biblioteca da UFRN, em Natal, ainda é a maior do Estado em quantidade de livros. Mas como local estruturado e confortável para ser usado pelos usuários não”, defendeu.

Biblioteca foi criada em 1948 por Dix-sept Rosado

A Biblioteca Pública Municipal foi criada em 1948, por decreto pelo então prefeito Jerônimo Dix-sept Rosado Maia. Em 1996, também por decreto, recebeu o nome Ney Pontes Duarte, um benemérito da instituição. A idéia de se criar uma biblioteca que atendesse à demanda mossoroense veio do historiador local, Jerônimo Vingt-un Rosado Maia. O patrono Ney Pontes Duarte faleceu no dia 15 de janeiro de 1995.

Serviço:

Inauguração da sede definitiva da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, em Mossoró, hoje, a partir das 20h, na praça da Redenção.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas