sábado, 4 de maio, 2024
31.1 C
Natal
sábado, 4 de maio, 2024

Uma dona de casa pop como poucas

- Publicidade -

Dona Hermínia é a dona de casa mais pop do Brasil. A criação do humorista Paulo Gustavo nasceu em 2007, e desde então tem marcado palcos, televisão e cinemas, conquistando fãs por onde passa. Ele retoma o monólogo que fez sua fama em “Minha mãe é uma peça”, que será apresentado em duas sessões no Teatro Riachuelo, dias 09 e 10 de setembro. Nessa reedição estão o aclamado cenógrafo Zé Carratu, que imprimiu sofisticação à nova ambientação, e a figurinista Reka Koves, que trouxe contemporaneidade ao visual da personagem. A direção é de João Fonseca.

O dilema de Dona Hermínia continua o mesmo: como ocupar seu tempo sozinha após os filhos saírem de casa? A peça fala de afeto, de laços familiares que superam entreveros e confusões. Dona Hermínia é uma mulher madura, aposentada e sozinha, cuja maior ocupação é justamente procurar o que fazer, uma vez que seus filhos estão crescendo e não precisam mais de seus cuidados e broncas. Dona Hermínia não é exatamente uma simpatia, mas compensa isso fazendo graça de seus dissabores.

É este o universo da personagem que, na falta de trabalho e romance e entre uma conversa e outra com a tia idosa, a vizinha fofoqueira e a irmã confidente, ainda precisa manter a sua condição de mãe às voltas e preocupada com problemas dos filhos. Paulo Gustavo traz à tona a bagagem de suas experiências e observações domésticas, compondo com elas um espectro dos humores femininos, gestos, trejeitos, falas, atitudes, achaques e ataques, oferecendo uma minuciosa observação do cotidiano brasileiro.         

A remontagem teatral vem para comemorar a bem sucedida trajetória de Dona Hermínia, personagem que conquistou todo o país e que já levou mais de dois milhões de espectadores aos teatros, e 15 milhões de espectadores aos cinemas de todo o Brasil, com os filmes “Minha Mãe É Uma Peça” 1 e 2. O filme foi lançado em 21 de junho de 2013 no Brasil, atingindo uma marca de dois milhões de espectadores em sua terceira semana de exibição nos cinemas.

Paulo Gustavo ganhou visibilidade no final de 2004 quando integrou o elenco da peça “Surto”. Na ocasião, apresentou a personagem Dona Hermínia. Após sua formatura, em janeiro 2005, passou a integrar a peça “Infraturas”. Em 2006, estreou o espetáculo “Minha Mãe É Uma Peça”, que ganhou uma adaptação para o cinema em 2013.

No monólogo,  Gustavo volta a interpretar Hermínia. Construída através de suas observações domésticas e vivenciais, ela reúne os aspectos mais cômicos da personalidade de uma típica dona de casa de meia idade, sempre à beira de um ataque de nervos.

Serviço
Minha Mãe é uma Peça. Dias 09 e 10 de setembro no Teatro Riachuelo. Assinantes da TN têm 50% de desconto em até dois ingressos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas